Epistemologia da Imagem: o concreto, o abstrato e a metáfora das imagens de uma organização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p183

Palabras clave:

Imagem, Epistemologia, Metáforas da organização

Resumen

O presente trabalho visa, a partir da reunião de conceitos e definições sobre imagem, discernir sobre a, intitulada por Joly (1996, p.9), "civilização da imagem". Essas imagens que nos "propõem mundos ilusórios e perceptíveis" que nos fazem deslocar sem sair do lugar. Imaginações, representações que para cada um são diferentes abstrações e que se concretizam de formas distintas. Entre a abstração e a concretização exemplificam-se ideias que, por muitas vezes, ficam em uma tênue fronteira entre os dois conceitos. Ora a abstração concretiza-se, ora o concreto se "desmancha no ar"1. Ao final, o artigo trata das imagens da organização em que a metáfora assume um papel na criação do conhecimento. A imagem e a metáfora são vistos como ferramentas de aprendizagem, ou como partes instrumentais do processo de busca do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento | UFSC.

Vanessa Tavares de Oliveira Barros, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Paula Regina Zarelli Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Francisco Antônio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Luiz de Souza Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica (PU-SP). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos Augusto M. Remor, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Citas

AVENS, R. Imaginação é Realidade, Petrópolis: Ed.Vozes, 1993.

CAMPOS, P. M. & E., SOUZA, R. C. F. Imagem mental e representação social: estudo de caso. 1.o CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E PSICOLOGIA, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: FAU/UFRJ, ago 2000. Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/rcesar/Imagem%20mental.pdf. Acesso em: 20 ago 2010.

GUIMARÃES, C. O novo regime do visível e as imagens digitais. Estação imagem: desafios. VAZ, P. B. & NOVA, V. C. (Orgs.), Belo Horizonte: Ed. UFNG, 2002.

HILLMAN, J. Further Notes on Images, Spring Journal, 1978.

JOLY, M. Introdução a Análise da Imagem. Coleção: Arte & Comunicação. São Paulo: Edições 70, 1996.

KORFMANN, M. Do concreto e abstrato: August Strindberg e a fotografia experimental, http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n6_n7/textos/concreto_abstrato.pdf. Acesso em: 21 ago 2010.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

OLIVEIRA, S. R. Imagem também se lê, Rio de Janeiro: 2AB, 2005.

PERASSI, R. A estética na gestão organizacional: conhecimento e comunicação. In: JORNADA CIENTIFÍCA DO CENTRO-OESTE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO, 2., 2002, Campo Grande. Anais ... Campo Grande : UFMS, 2002.

Publicado

2012-09-04

Cómo citar

Cavalcante, A. L. B. L., Barros, V. T. de O., Rocha, P. R. Z., Fialho, F. A. P., Perassi, R. L. de . S., & Remor, C. A. M. (2012). Epistemologia da Imagem: o concreto, o abstrato e a metáfora das imagens de uma organização. Projetica, 3(1), 183–192. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p183

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.