The subjective aspects in the ephemeral design communication process: analysis of the show “Dog Without Feathers”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p215Keywords:
Communication, Subjective Aspects, Ephemeral Design, ScenographyAbstract
This research aims to broaden the discussions on the design of ephemeral spaces and the subjective aspects in such spaces. To achieve this goal, a case study was carried out with a focus on the setting of the show “Dog Without Feathers” (2018), from the Deborah Colker Dance Company. As a result, it is understood that this ephemeral space presents subjective manifestations that can awaken the human sensorial aspects and transmit a message through intangible aspects.Downloads
References
BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. Tradução Ana M. Goldberger. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BRASIL, Ubiratan. Cão sem plumas é o mais brasileiros do trabalho da coreógrafa Deborah Colker. O Estado de São Paulo, São Paulo, 09 jul. 2017. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,caosem-plumas-e-o-mais-brasileiro-dos-trabalhos-da-coreografa-deborahcolker,70001881712. Acesso em: 23 nov. 2018.
CARNIDE, Sara Joana Ferreira. Arquiteturas expositivas efémeras. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2012.
CAVALCANTE, Sílvia; NÓBREGA, Lana M. A . Espaço e lugar. In: CAVALCANTE, Sílvia; ELALI, Gleice A. (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-190.
COHEN, Dominique Raquel. Cenografia para além do teatro. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, 2007.
DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.
DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.
FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.
HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.
MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.
MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.
DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.
FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.
HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.
MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.
MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.