Aspectos subjetivos no processo comunicativo do design de espaços efêmeros: uma análise do espetáculo “Cão Sem Plumas”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p215Palabras clave:
Comunicação, Aspectos Subjetivos, Design de Espaços Efêmeros, CenografiaResumen
A pesquisa tem como objetivo ampliar as discussões acerca do design de espaços efêmeros e dos aspectos subjetivos no espaço. Para alcançar tal meta, foi realizado um estudo de caso da ambientação do espetáculo “Cão Sem Plumas” (2018), da Companhia de Dança Deborah Colker. Como resultado, percebe-se que esse espaço efêmero apresenta linguagens subjetivas capazes de despertar os aspectos sensoriais do humano e transmitir uma mensagem por meio de aspectos intangíveis.Descargas
Citas
BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. Tradução Ana M. Goldberger. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BRASIL, Ubiratan. Cão sem plumas é o mais brasileiros do trabalho da coreógrafa Deborah Colker. O Estado de São Paulo, São Paulo, 09 jul. 2017. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,caosem-plumas-e-o-mais-brasileiro-dos-trabalhos-da-coreografa-deborahcolker,70001881712. Acesso em: 23 nov. 2018.
CARNIDE, Sara Joana Ferreira. Arquiteturas expositivas efémeras. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2012.
CAVALCANTE, Sílvia; NÓBREGA, Lana M. A . Espaço e lugar. In: CAVALCANTE, Sílvia; ELALI, Gleice A. (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-190.
COHEN, Dominique Raquel. Cenografia para além do teatro. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, 2007.
DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.
DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.
FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.
HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.
MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.
MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
DEBORA Colker apresenta “Cão Sem Plumas” neste fim de semana. EsbRASIL, Vitória, 12 mar. 2018. Disponível em: https://esbrasil.com.br/caosem-plumas/. Acesso em: 23 nov. 2018.
DESIGN e Semiótica. Vinícius Romanini. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (14min45). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OIJzlHeoqf8. Acesso em: 23 nov. 2018.
FERNÁNDEZ-GALIANO, L. Espacios Efimeros. Arquitectura Viva, Madrid, n. 141, p. 3, 2011.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.
HALL, Edwad T. A dimensão oculta. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.
MAGALHÃES, Renata. Leia crítica da nova peça de Deborah Colker antes da estreia. Veja Rio, Rio de Janeiro, 10 jun. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/leia-critica-da-nova-peca-de-deborah-colkerantes-da-estreia/. Acesso em: 23 nov. 2018.
MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MONTAGU, Ashley. Tocar, o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.