Cultura de estímulo à criatividade como instrumentos de processos inovadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p09

Palavras-chave:

Design, Criatividade, Inovação

Resumo

A criatividade é um componente humano e peça fundamental para a competitividade organizacional, sobretudo nestes tempos de mudança constante no ambiente de negócios. Por isso, é necessário que as organizações criem ambientes que estimulem a criatividade de modo às ideias de seus membros possam ser transformadas em inovação. No entanto, existem muitas barreiras para dificultam o processo criativo, como por exemplo, a própria cultura organizacional. Assim, o objetivo deste estudo é verificar as características da cultura de estímulo a criatividades como instrumentos de processos inovadores nas empresas de desenvolvimento de produto. Classifica-se a presente pesquisa, quanto à sua forma em qualitativa, quanto aos objetivos, pesquisa exploratória e descritiva com apresentação de dois casos. Os resultados obtidos indicaram que existe uma relação entre a cultura organizacional de estimulo a criatividade e ao desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores. Constatou-se que um dos grandes desafios apresentados às organizações é encontrar meios de eliminar barreiras, estimulando a expressão da criatividade entre seus membros.

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Biografia do Autor

Giorgio Gilwan da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutorando em Design da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Coordenador dos Cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Campus Florianópolis

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

Silva, G. G. da. (2016). Cultura de estímulo à criatividade como instrumentos de processos inovadores. Projetica, 7(1), 09–25. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p09

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