Mapeamento de características e diferenciais de sucesso e fracasso em campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos

Autores

  • Igor Baranenko Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Eduardo Napoleão Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Giorgio Gilwan da Silva Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Gilson Braviano Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0002-7967-2015

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p230

Palavras-chave:

Financiamento Coletivo, Sucesso, Design de Jogos, Kickstarter

Resumo

O financiamento coletivo é uma maneira comunitária de capitalizar diretamente negócios ou projetos pessoais. O objetivo desse artigo é indicar características e diferenciais de sucesso e de fracasso de campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos. Através da seleção, coleta e análise dos projetos das campanhas de jogos na plataforma Kickstarter, foi possível traçar um panorama de estudo e avaliar características de campanhas bem e malsucedidas, possibilitando a separação e catalogação de fundamentos responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma campanha, bem como saber utilizar de maneira precisa o fator de recompensas e analisar as vantagens e desvantagens do sistema empregado atualmente pela indústria de jogos modernos. Uma campanha gerenciada adequadamente eleva as chances de alcançar seus objetivos e gera uma base de apoiadores para projetos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Baranenko, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduado em Design de Jogos e Entretenimento Digital pela Universidade do Vale do Itajaí

Eduardo Napoleão, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Vale do Itajaí

Giorgio Gilwan da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutor em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018)

Gilson Braviano, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Matemática Aplicada pelo Université Joseph Fourier, França (1995). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

AGRAWAL, Ajay; CATALINI, Christian; GOLDFARB, Avi. Crowdfunding: geography, social networks, and the timing of investment decisions. Journal of Economics and Management Strategy, Cambridge, Mass, US, v. 24, n. 2, p. 253 – 274, 2015.

AHLERS, Gerrit K. C.; CUMMING, Douglas; GÜNTHER, Christina; SCHWEIZER, Denis. Signaling in equity crowdfunding. Entrepreneurship Theory and Practice, Thousand Oaks, CA, v. 39, n. 4, p. 955-980, 2015.

BELLEFLAMME, Paul; LAMBERT, Thomas; SCHWIENBACHER, Armin. Individual crowdfunding practices. Venture Capital, San Francisco, v. 15, n. 4, p. 313- 333, 2013.

CHEN, Steven; THOMAS, Sunil; KOHLI, Chiranjeev. What really makes a promotional campaign succeed on a crowdfunding platform? Guilt, utilitarian products, emotional messaging, and fewer but meaningful rewards drive donations. Journal of Advertising Research, New York, NY, v. 56, n. 1, p. 81-94, 2016.

CUMMING, Douglas J.; LEBOEUF, Gaël; SCHWIENBACHER, Armin. Crowdfunding models: Keep it all vs. All or nothing. Financial Management, Tampa, Fla, US, Jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/fi ma.12262

DRESCH, Aline. Design science research: método de pesquisa para o avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FRYDRYCH, Denis; BOCK, Adam J.; KINDER, Tony; KOECK, Benjamin. Exploring entrepreneurial legitimacy in reward-based crowdfunding. Venture Capital, San Francisco, v. 16, n. 3, p. 247-269, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

KICKSTARTER. Stats. 2019. Disponível em: https://www.kickstarter.com/ help/stats?ref=about_subnav. Acesso em: 19 jul. 2019.

MCDOUGALL, Ian. An analysis of crowdfunding data. Advanced Control Strategies 24. Apr. 2013. PDF.

MOLLICK, Ethan. The dynamics of crowdfunding: an exploratory study. Journal of Business Venturing, New York, NY, v. 29, n. 1, p. 1-16, 2014.

RECHTMAN, Yigal; O’CALLAGHAN, Susanne. Understanding the basics of crowdfunding. CPA Journal, New York, NY, v. 84, n. 11, p. 30-33, 2014.

SMITH, Anthony N. The backer–developer connection: exploring crowdfunding’s infl uence on video game production. New Media & Society, Thousand Oaks, California, v. 17, n. 2, p. 198-214, 2015.

STEGMAIER, Jamey. A crowdfunder’s strategy guide: build a better business by building community. Oakland, CA: Berrett-Koehler Publishers, 2015.

TURAN, Semen Son. Financial innovation-crowdfunding: friend or foe? Procedia-Social and Behavioral Sciences, Londres, UK, v. 195, p. 353-362, 2015.

VETTENRANTA, Tuukka. Key determinants of successful crowdfunding campaigns in the gaming industry. 2017. 50 f. Thesis (Bachelor´s Program in International Business) - Mikkeli Campus, Aalto University, Finlandia, 2017.

WANG, Zhiyi; YANG, Lusi; KANG, Yueying; HAHN, Jungpil. Strategies of eff ective reward scheme design on crowdfunding platforms. Academy of Management Proceedings, Briarcliff Manor, NY, v. 2016, n. 1, p. 15229, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Baranenko, I., Napoleão, E., Silva, G. G. da, & Braviano, G. (2020). Mapeamento de características e diferenciais de sucesso e fracasso em campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos. Projetica, 11(2), 230–254. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p230

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.