Mapeamento de características e diferenciais de sucesso e fracasso em campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos

Autores/as

  • Igor Baranenko Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Eduardo Napoleão Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Giorgio Gilwan da Silva Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Gilson Braviano Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0002-7967-2015

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p230

Palabras clave:

Financiamento Coletivo, Sucesso, Design de Jogos, Kickstarter

Resumen

O financiamento coletivo é uma maneira comunitária de capitalizar diretamente negócios ou projetos pessoais. O objetivo desse artigo é indicar características e diferenciais de sucesso e de fracasso de campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos. Através da seleção, coleta e análise dos projetos das campanhas de jogos na plataforma Kickstarter, foi possível traçar um panorama de estudo e avaliar características de campanhas bem e malsucedidas, possibilitando a separação e catalogação de fundamentos responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma campanha, bem como saber utilizar de maneira precisa o fator de recompensas e analisar as vantagens e desvantagens do sistema empregado atualmente pela indústria de jogos modernos. Uma campanha gerenciada adequadamente eleva as chances de alcançar seus objetivos e gera uma base de apoiadores para projetos futuros.

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Biografía del autor/a

Igor Baranenko, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduado em Design de Jogos e Entretenimento Digital pela Universidade do Vale do Itajaí

Eduardo Napoleão, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Vale do Itajaí

Giorgio Gilwan da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutor em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018)

Gilson Braviano, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Matemática Aplicada pelo Université Joseph Fourier, França (1995). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Baranenko, I., Napoleão, E., Silva, G. G. da, & Braviano, G. (2020). Mapeamento de características e diferenciais de sucesso e fracasso em campanhas de financiamento coletivo de jogos modernos. Projetica, 11(2), 230–254. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p230

Número

Sección

Design Grafico: Imagem e Mídia

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