Uma marca gráfica turística para o Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p105Palavras-chave:
Design, Cidades, Branding, RioResumo
A cidade Rio de Janeiro não possui uma marca gráfica voltada para o setor turístico que possa ser utilizada como fator diferencial e de identificação nas suas peças comunicacionais. Pretende-se demonstrar, através de uma metodologia analítico-descritiva, que a cidade é um local de forte identidade e atrativos dentro do mercado turístico. Uma marca gráfica é eficaz para a cidade por sintetizar e comunicar os valores da região, definir seu posicionamento dentro de um mercado competitivo e facilitar a identificação do local .
Downloads
Referências
BAUTZER, Deise. Marketing de cidades: construção de identidade, imagem e futuro. São Paulo: Atlas, 2010.
BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa. São Paulo: M.Books do Brasil, 2010.
FASCIONI, Lígia. DNA empresarial: identidade corporative como referência estratégica. São Paulo: Integrare, 2010.
GERZEMA, John; LEBAR, Edward. A bolha das marcas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
GUIA Itaucard Brasil. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
KOTLER, Philip; GERTNER, David; REIN, Irving; HAIDER, Donald H. Marketing de Lugares. Prentice Hall Brasil, 2007.
PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
RANDALL, Frost. Mapping a country’s future. Brand Channel. Disponível em: http://www.brandchannel.com/features_effect.asp?pf_id=206. Acesso em: 1 jun. 2011.
STUDART, Guilherme. Rio Botequim 2011. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
TOMIYA, Eduardo. Gestão do Valor da Marca: Como criar e gerenciar marcas valiosas. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2010.
VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
WALLPAPER* City Guide: Rio de Janeiro. São Paulo: Publifolha, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.