Conflitos de Interesse
Conflitos de interesse podem ser de ordem pessoal, acadêmica, política, profissional, comercial, financeira, etc. Podem ocorrer quando autore(a)s, editore(a)s de seção ou pareceristas têm interesses que podem influenciar e/ou interferir na elaboração ou avaliação de manuscritos, devendo por isso ser declarados pelas partes envolvidas no processo editorial, quando estas detectam potenciais conflitos de interesse.
Para evitar tal problema, o(a)s pareceristas têm de declarar, no momento da aceitação da avaliação, a não existência de conflitos de interesse em relação ao manuscrito a ser avaliado, a qual inclui a não identificação prévia da autoria do manuscrito.
Autore(a)s, por sua vez, são responsáveis por reconhecer e expor potenciais conflitos de interesse que possam interferir no processo de avaliação cega por pares; têm também de identificar o apoio financeiro recebido bem como outras conexões pessoais ligadas à sua execução que possam afetar a boa condução dos procedimentos editoriais.