A "embolada" em Macunaíma

Autores

  • Raimunda de Brito Batista Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n2p57

Palavras-chave:

Cultura brasileira, Cultura popular, Literatura, Literatura oral, Modernismo brasileiro

Resumo

Os intelectuais do modernismo brasileiro tiveram como preocupação a redefinição da cultura brasileira tomando como ponto de partida a cultura popular e o folclore brasileiros. Em Macunaíma, Mário de Andrade aproveita os mais variados elementos da cultura popular, dando-lhes uma configuração erudita. Entre esses elementos destacamos o aproveitamento da embolada que, enquanto modo de cantar, possui uma forte estrutura poética, podendo ser aproveitada na prosa de ficção, conservando o seu ritmo e forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda de Brito Batista, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

ALVARENGA, Oneyda. "Comentários e alguns cantos e danças no Brasil". Revista do Arquivo Municipal, São Paulo, a. 7, v. 80, nov./dez. 1941.

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, São Paulo: Martins, 1973.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira, São Paulo, Cultrix, 1970.

LATOUR, Olga Fernández Botas. Folklore y poesía argentina, Buenos Aires: Guadalupe, 1969.

BARROSO, Gustavo. Ao som da viola. Rio de Janeiro, Leite Ribeiro, 1921.

CÂNDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional,1976.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: MEC-INL, 1954. - Literatura oral no Brasil. Brasília; Rio de Janeiro: INL-MEC; José Olympio, 1978.

CARVALHO, Rodrigues de. Cancioneiro do Norte. Paraíba: Tipografia São Paulo, 1928.

FERNANDES, Florestan - O folclore em questão. São Paulo, Hucitec, 1978.

LOPEZ, Telê Porto Ancona - Mário de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Duas Cidades, 1972.

MOTTA, Leonardo. Sertão alegre. Rio de Janeiro: Ouro, 1968.

ZALUAR, Alba. Cantadores. (poesia e linguagem do sertão cearense). Rio de Janeiro: Castilho, 1921.

Downloads

Publicado

1997-11-15

Como Citar

BATISTA, Raimunda de Brito. A "embolada" em Macunaíma. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 2, n. 2, p. 57–61, 1997. DOI: 10.5433/2176-6665.1997v2n2p57. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9356. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.