Sociologia da cultura e indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n2p17Palavras-chave:
Indústria cultural, Sociedade de classes, SociologiaResumo
Este artigo analisa a constituição da Indústria Cultural como objeto de investigação sociológica, relacionando sistematicamente a dinâmica cultural da sociedade de classes ao surgimento das ideologias e à formação da opinião pública na era da sociedade de massas. Conclui expondo duas dentre as principais interpretações clássicas sobre a indústria cultural, e relacionando-as ao estatuto teórico da sociologia.Downloads
Referências
DUHRAN, Eunice. A dinâmica cultural da sociedade moderna. In: DUHRAN, Eunice. Ensaios de Opinião. Rio de Janeiro: Inubia, 1977. p.32-35. v. 4.
HABERMAS, Jurgen. Habermas: Sociologia. São Paulo, Ática, 1980. (coleção Grandes Cientistas Sociais).
MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1974.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. 2. ed. Rio de Janeiro, Companhia Editora Forense, 1969.
WRIGHTMILLS, C. A Elite do Poder. 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.