Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n1p147

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Ciências Sociais

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto focalizam a relação entre ensino e pesquisa. São explicitadas as idéias que nortearam a elaboração do projeto Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina. Faz um breve relato sobre o ensino da Sociologia e discute a necessidade de aproximação entre Bacharelado e Licenciatura. A proposta metodológica define-se pelo ensino-pesquisa, privilegiando a aproximação e trocas estabelecidas entre os professores das diversas áreas. Conclui destacando a importância do caminho já percorrido e propõe a integração e o redirecionamento dos conteúdos básicos das disciplinas do curso, em busca de um ensino que faça frente às necessidades próprias do nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucinéa Aparecida de Rezende, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Ronaldo Baltar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Sociologia Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

CORREA, Lesi. Reflexões sobre a exclusão e a inclusão de sociologia no currículo escolar. Mediações, v. 1, n. 1, p. 40·51, jan./jun. 1996.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. In: GOUVEIA, Andreia, Barbosa; LEIVA, Jorge Alcarlón. Educar. Curitiba: UFPR, 1993. p. 49-58.

REZENDE, Lucinéa Aparecida de. Ensinando a ensinar a língua portuguesa. Londrina: UEL-Departamento de Educação, 1996-1998. (Projeto de Pesquisa).

Downloads

Publicado

2000-06-09

Como Citar

REZENDE, Lucinéa Aparecida de; BALTAR, Ronaldo. Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 5, n. 1, p. 147–156, 2000. DOI: 10.5433/2176-6665.2000v5n1p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9205. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação de pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.