Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n1p147Palavras-chave:
Ensino, Pesquisa, Ciências SociaisResumo
As reflexões apresentadas neste texto focalizam a relação entre ensino e pesquisa. São explicitadas as idéias que nortearam a elaboração do projeto Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina. Faz um breve relato sobre o ensino da Sociologia e discute a necessidade de aproximação entre Bacharelado e Licenciatura. A proposta metodológica define-se pelo ensino-pesquisa, privilegiando a aproximação e trocas estabelecidas entre os professores das diversas áreas. Conclui destacando a importância do caminho já percorrido e propõe a integração e o redirecionamento dos conteúdos básicos das disciplinas do curso, em busca de um ensino que faça frente às necessidades próprias do nosso tempo.Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. In: GOUVEIA, Andreia, Barbosa; LEIVA, Jorge Alcarlón. Educar. Curitiba: UFPR, 1993. p. 49-58.
REZENDE, Lucinéa Aparecida de. Ensinando a ensinar a língua portuguesa. Londrina: UEL-Departamento de Educação, 1996-1998. (Projeto de Pesquisa).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.