Gilberto Freyre: e o mito se faz história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n2p177Palavras-chave:
Raça, cultura, Democracia racial, MiscigenaçãoResumo
Este trabalho não pretende fazer uma defesa de Gilberto Freyre, mas, fugindo de certas leituras que nos parecem empobrecedoras da obra freyriana, situá-la no contexto das discussões sobre o Brasil, nas primeiras décadas do século XX. Para tanto, propomos um deslocamento no foco da leitura de Casa Grande & Senzala: abandonar a noção de "democracia racial" para lançar mão de uma outra noção que nos parece central nesta obra, a de "equilíbrio de antagonismos". Julgamos que assim podemos nos aproximar da contribuição que este autor deu para o entendimento da realidade brasileira contemporânea.Downloads
Referências
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1980.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
FURTADO, Celso. Que somos? Folha de São Paulo. São Paulo, 28 abril 1984.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
MONTES, Maria Lúcia. As teorias raciais, uma construção histórica de finais do século XIX. O contexto brasileiro. In: Raça e Diversidade. In: SCHWARCZ, Lilia M.; QUEIROZ, Renato da Silva (org.). Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP, 1996.
MONTES, Maria Lúcia. Raça e Identidade: entre o espelho, a invenção e a ideologia In: SCHWARCZ, Lilia M.; QUEIROZ, Renato da Silva (org.) Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP, 1996.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
SK1DMORE, Thomas E. Preto no Branco. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.