Mundo das imagens e promessas de verossimilhança
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n1p195Palavras-chave:
Cultura da mídia, Tecnologia, Crítica da imagemResumo
O texto apresenta discussões sobre o poder das imagens veiculadas pela cultura da mídia. Sugere-se que as novas tecnologias comunicacionais, sustentadas pela força das imagens, precisam ser analisadas de maneira crítica, já que as imagens não são menos subjetivas do que o discurso verbal.Downloads
Referências
BAUMAN, z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 14.
COSTA, A.M.; SCHWARCZ, L.M.1890 -1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993. v. 8.
QUÉAU, P. O tempo do virtual. In: Parente, A. (org.) .Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SONTAG , S. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. p. 148.
VIRILIO, P. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 42.
VIRILIO, P. Espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.