Cultura política e agentes de socialização
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p177Palavras-chave:
Cultura política, Socialização, Democracia, ConsolidaçãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar a cultura política de um grupo de professores,tratando de identificar a relação entre essas orientações subjetivas e o processo de consolidação democrática no país. Na primeira seção são apresentados os elementos centrais do marco teórico culturalista que nos orienta. Na segunda parte, procedemos à apresentação e análise dos dados, com a intenção de produzir algumas considerações sobre a possibilidade de uma socialização política que conduza as gerações em formação ao desenvolvimento de uma cultura política congruente com a democracia.Downloads
Referências
ALVAREZ, S.E.; DAGNINO, E; ESCOBAR, A. (org.). Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos: novas leituras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
BAQUERO, M. Democracia, cultura e comportamento político: uma análise da situação brasileira, 2008.
BAQUERO, M. O papel dos adolescentes no processo de construção democrática do Brasil. Um estudo preliminar de Socialização Política, Cadernos de Ciência Política,Porto Alegre: Editora da Universidade-UFRGS, n. 8, 1997.
BOURDlEU, P; PASSERON, l-C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro Livraria Francisco Alves, 1982.
CASTRO, H. C. A democracia em cheque: um estudo de cultura política entre os porto-alegrenses. 1990. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre, 1995.
DAHL, R. Poliarquia. São Paulo: EDUSP, 1997.
INGLEHART, R. The renaissance of Political Culture. American Political Science Review, n. 82, p. 1203-1230, 1988.
RENNÓ, L. Teoria da Cultura Política: vícios e virtudes. BIB, Rio de Janeiro, n. 45, p. 71-91, 1998.
SALES, Teresa. Raízes da desigualdade social na cultura política brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo: Relume Dumará, n. 25, p. 26-37, 1994.
O'DONNEL, G, Democracia Delegativa? Novos Estudos, São Paulo: Cebrap, n. 31, 1991.
PATEMAN, C. Participação e Teoria Democrática. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.
PUTNAM, R. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
LIMA, M. R. S; CHEIBUB, Z.B. Instituições e Valores: as dimensões da democracia na visão da elite brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais/Anpocs, São Paulo: Relume Dumará, n. 31, p. 83-110, 1996.
SCHUMPETER, J.A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Ednaldo Aparecido Ribeiro, Marli Burato Farina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























