Voltaire e um episódio da história de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p37Palavras-chave:
Voltaire, História de Portugal, Jesuítas, Terremoto de Lisboa, Marquês de PombalResumo
Em seu Précis du siècle de LouísXV Voltaire dedica duas passagens a acontecimentos ocorridos no século em Portugal: a devastação de Lisboa pelo terremoto de 1755 e as conseqüências do alegado envolvimento dos jesuítas, três anos mais tarde, no atentado contra o rei D.JoséI. Com isso Voltaire faz aflorar duas pontas de uma história, mas mantém submersa, ou talvez mesmo desconheça, alinha contínua que as une e as toma, como proponho no título, partes de um único episódio. O elo faltante, é claro, é a figura controversa do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal. Brilhante historiador e, sobretudo, profundo analista dos governantes, é uma pena que Voltaire não tenha demonstrado muito interesse em investigar mais detalhadamente esses desenvolvimentos políticos. Preenchendo as lacunas e corrigindo algumas imprecisões de seu relato, pretendo trazer à luz diversos elementos que poderiam ter sido destacados por Voltaire e que lhe teriam fornecido boas pistas sobre o destino que aguardava a monarquia francesa 30 anos mais tarde.Downloads
Referências
OLIVEIRA MARTINS, J. P. História de Portugal (1879). Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1988. p. 172.
CASTELO BRANCO, C. Perfil do Marquês de Pombal. 2. ed. Porto: Lopes & Cia, 1900.
VOLTAIRE. Précis du siecle de Louis XV. Edition Moland, 1768. v. 15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.