A Arte Política de Armando Queiroz: uma Leitura a partir da Colonialidade e do Necropoder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n3e49601

Palavras-chave:

arte, colonialidade, necropoder, política, resistência

Resumo

A produção do artista plástico Armando Queiroz abrange questões políticas amazônicas por meio de objetos, instalações e performances artísticas. A partir de um diálogo entre artes visuais, antropologia e semiótica, e de uma leitura da colonialidade e do necropoder, neste ensaio discutiremos cinco obras marcantes de sua trajetória e relacionadas entre si em dois momentos: primeiro, a videoarte “252” (2009-2010) e o objeto “Documentos” (2009-2010), centrados especialmente na tragédia que ficou conhecida pelo nome de Brigue Palhaço ocorrida em Belém do Pará em 1823. Na sequência, a videoarte “Ymá Nhandehetama – Antigamente fomos muitos” (2009) e as instalações “Cântico Guarani” (2010) e “Tupambaé” (2010), que tratam de questões relacionadas aos povos indígenas e seu apagamento histórico e político. Nessas obras, Queiroz trata de questões referentes à necropolítica e aos corpos marcados pela colonialidade. Compreendemos o seu trabalho pela ótica da resistência e da decolonialidade e discutimos como ele auxilia na construção de novas imagens e imaginários sobre essas temáticas.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Simões Viviani, Universidade Federal do Pará

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Doutoranda em Antropologia junto à Universidade Federal do Pará. Pesquisa financiada pela CAPES (Processo n° 88887.492557/2020-00). E-mail: maria.viviani@ifch.ufpa.br.

Danielle Parfentieff de Noronha, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Mídia, Comunicação e Cultura pela Universitat Autònoma de Barcelona (2017). Pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa financiada pela FAPERJ (Processo nº 203.875/2022). E-mail: danielledenoronha@gmail.com. 

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Publicado

2024-08-25

Como Citar

VIVIANI, Maria Cristina Simões; NORONHA, Danielle Parfentieff de. A Arte Política de Armando Queiroz: uma Leitura a partir da Colonialidade e do Necropoder. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 29, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n3e49601. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/49601. Acesso em: 21 nov. 2024.

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