Rádios comunitárias: estratégias de movimentos sociais e modelos de ação de políticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n2p132Palavras-chave:
Rádios comunitárias, Movimentos Sociais, Políticos, TipologiasResumo
Os estudos habituais sobre rádios comunitárias se baseiam em compreensões idealistas que separam grupos dominantes e dominados. A partir daí, associamse aos grupos conceitos polares dotados de julgamentos de valor. Neste artigo, o objetivo é evidenciar esta fraqueza e trazer um exemplo etnográfico que torna mais fácil a tarefa de romper com concepções dualistas vigentes nos estudos.Downloads
Referências
ALEXANDER, Jeffrey C. Ação Coletiva, Cultura e Sociedade Civil: secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 13, n. 37, p. 5-31, jun. 1998
BIANCO, Nélia Rodrigues Del. Rádio Populista. 1991. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 1991. 259 f.
BOSHI, Renato. "Movimentos sociais e democratização: Questões teóricas". In: A Arte da Associação. Rio de Janeiro: Vértice, 1987, p. 23-39.
BOURDIEU, Pierre. O Espaço Social e a Gênese das Classes. "Introdução a uma Sociologia Reflexiva" e "A Identidade e a Representação: elementos para uma reflexão critica sobre a idéia de região". In: O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de janeiro: Difel/ Bertrand Brasil, 1989, p. 17-58, 133-161, 107-132.
COSTA, Carlos Eduardo Machado da. "Conclusão". Do microfone ao Plenário: o comunicador radiofônico e seu sucesso eleitoral. 1997. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Brasília, 1997.
COSTA JÚNIOR, Achylles de Oliveira. Da Clandestinidade à Legalidade: o discurso social sobre as rádios comunitárias. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectivas, 1966.
ELIAS, Norbert. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
GUIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
HOBSBAWN, Eric. Rebeldes Primitivos: estudo sobre as formas arcaicas dos movimentos sociais nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento. São Paulo: Editora 34, 2003.
IANNI, Octávio (org). "Introdução". In: Marx. 3. ed. São Paulo: Ática, 1982. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
LUZ, Dioclécio. Rádios Comunitárias: trilha apaixonada e bem humorada do que é e de como fazer Rádios Comunitárias na intenção de mudar o mundo. Brasília: s./n, 2001.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MELLO, Veridiana Pivetta de. Rádio: um meio estruturador do local. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. 90 f.
MERTON, Robert K. A Profecia que se Cumpre por si Mesma. In: Sociologia: Teoria e Estrutura. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970, p. 515 a 552.
MIGUEL, Luís Felipe. Capital Político e Carreira Eleitoral: algumas variáveis na eleição para o congresso brasileiro. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 20, jun. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Monique Florencio de Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























