Os condenados da revolução
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n2p33Palabras clave:
Arte, Cultura, Movimento cultural, Revolução, UniversidadeResumen
O Centro Popular de Cultura da União Estadual dos Estudantes figura como um movimento cultural emblemático na história das culturas universitária e brasileira. Criados no início dos anos 60, os CPCs espalham-se pelo território brasileiro numa movimentação que elege a arte e a cultura como principais armas na luta pela transformação da realidade nacional. Este artigo discute as implicações do CPC da UNE dentro do contexto histórico que o produziu.Descargas
Citas
BARCELLOS, Jalusa. CPC da UNE: uma história de paixão e consciência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
BERLINCK, Manoel. Centro Popular de Cultura-UNE. Campinas: Papirus, 1984.
BRUNI, José Carlos. Ideologia e cultura. São Paulo: USP, 1980 (mimeografado)
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo; Brasiliense, 1986.
FANON, Frantz. Los condenados de la tierra. México: Fondo I de Cultura Económica, 1963.
FÁVERO, Maria de Lourdes. A universidade brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis: Vozes, 1977.
FÁVERO, Osmar (org.) Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
GARCIA, Silvana. Teatro da militância. São Paulo Perspectiva, 1990.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micro política : cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
GURGEL, Roberto Mauro. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/1970. São Paulo: Brasiliense, 1981.
IANNI, Octávio. Classe e nação. Petrópolis: Vozes, 1986.
SAFFIOTI, Heleith Iara Bongiovani. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SANTOS, Laymert. Alienação e capitalismo. São Paulo, Brasiliense, 1982.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.