Marketing político, democracia e capitalismo

Autores/as

  • Sidney Tanaka de Souza Matos Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p87

Palabras clave:

Democracia, Eleições, Marketing político

Resumen

O presente artigo pretende analisar a utilização do marketing político nos processos eleitorais atuais a partir das origens não apenas do marketing político per se, mas relacionando sua prática e o desenvolvimento da idéia de democracia no século XX, que aproximou o conceito de democracia ao de urna simples luta competitiva pelos votos da população o que abriu caminho para a aplicação das técnicas de marketing aos processos eleitorais e analisando os alvos das maiores críticas atuais, como a despolitização e a superficialização das campanhas como produtos lógicos deste desenvolvimento do pensamento democrático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidney Tanaka de Souza Matos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Citas

GRANDI, R.; MARINS, A.; FALCÃO, E. (org.). Voto é marketing: o resto é política. São Paulo: Edição Loyola, 1992.

HOBSBAWN, E. J. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).

MARKUN, P. Como perder as eleições (ou táticas e estratégias para evitar que isso aconteça). São Paulo: Feeling Editorial, 1988.

MILL, J. S. Governo representativo. São Paulo: brasa, 1964.

PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SCHUMPETER, J.A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

TAYLOR, F.W. Princípios de administração cientifica. São Paulo : Atlas, 1978.

Publicado

2002-11-04

Cómo citar

MATOS, Sidney Tanaka de Souza. Marketing político, democracia e capitalismo. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 7, n. 2, p. 87–102, 2002. DOI: 10.5433/2176-6665.2002v7n2p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9099. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.