Marketing político, democracia e capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p87Palabras clave:
Democracia, Eleições, Marketing políticoResumen
O presente artigo pretende analisar a utilização do marketing político nos processos eleitorais atuais a partir das origens não apenas do marketing político per se, mas relacionando sua prática e o desenvolvimento da idéia de democracia no século XX, que aproximou o conceito de democracia ao de urna simples luta competitiva pelos votos da população o que abriu caminho para a aplicação das técnicas de marketing aos processos eleitorais e analisando os alvos das maiores críticas atuais, como a despolitização e a superficialização das campanhas como produtos lógicos deste desenvolvimento do pensamento democrático.Descargas
Citas
HOBSBAWN, E. J. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
MARKUN, P. Como perder as eleições (ou táticas e estratégias para evitar que isso aconteça). São Paulo: Feeling Editorial, 1988.
MILL, J. S. Governo representativo. São Paulo: brasa, 1964.
PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SCHUMPETER, J.A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
TAYLOR, F.W. Princípios de administração cientifica. São Paulo : Atlas, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2002 Sidney Tanaka de Souza Matos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























