Bases da atual ausência de sentido ético na ciência
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p193Palabras clave:
Ciência, Razão moderna, Instrumentalização, Ideologia, ÉticaResumen
Esta comunicação de pesquisa apresenta uma discussão sobre como e por que a ciência e a ética encontram-se separadas atualmente. Trataremos acerca da formação de uma racionalidade científica que se pretendeu neutra eticamente, e conseqüências socioculturais dessa postura das ciências modernas. Nosso estudo pauta-se nas análises desenvolvidas pela Teoria Crítica sobre razão e modernidade, principalmente no conceito de instrumentalização. Nesta mesma perspectiva, faremos também algumas considerações sobre a questão da ideologia presente nas ciências, isto é, sobre a manipulação das ciências em defesa de interesses econômico-políticos da classe hegemônica. Instrumentalização e uso ideológico serão evidenciados como processos que geraram a ausência de sentido ético nas ciências, tornando-as uma ameaça a todos os seres vivos do planeta, fenômeno que indica a necessidade premente da reflexão ética sobre os poderes e limites das ciências.Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: COHN, Gabriel. et al. Adorno. Ática: São Paulo, 1986. p. 33-45.
ADORNO, Theodor W. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BARCELLONA, Pietro. O egoísmo maduro e a insensatez. São Paulo; Ícone, 1995.
BERNAL, D. J. La Libertad De La Necesidad. México: Universidad Nacional Autonoma de México, 1958.
ENGELHARDT JR, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
ENGELS, Friedrich; MARX Karl. O Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis: Vozes, 1989.
FREUD, Sigmund. EI Porvenir de uma ilusion. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva Madrid, 1948. p.1227-1299.
HABERMAS, Junger. Horkheimer y Adorno: el entreJazamiento di mito e Ilustración. In: HABERMAS, Junger. El Discurso Filosófico de la Modernidad. Doce Lecciones. Altea: Taurus Ediciones, 1989. p. 135-195.
HABERMAS, Junger. Do argumento contra la clonación de seres humanos. Tres réplicas. In: HABERMAS, Junger. La Constelación Posnacional: Ensayos Políticos. Paidós: Biblioteca del Presente, 1998. p. 207-221.
HORKHElMER, Max. Sociedad en Transición: Estúdios de Filosofia Social. Barcelona: Ediciones Península, 1976.
HORKHElMER, Max. La Critica de La Razón Instrumental: De conferencias y notas desde el final de la guerra. Buenos Aires, SUR, 1977.
IANNI, Octavio. A Sociologia e o Mundo Moderno. Tempo Social: Revista de Sociologia, São Paulo, n. 1, p. 7-27, 1979.
Karl Marx. São Paulo: Ática, 1988. KlRSCHER, Gilbert. Orienlarsi, Filosofare con Eric Weil. Prassi: Instituto Italiano per gli Studi filosofici. Come orientarsi nel mondo. Quatroventi, 1989.
MAAR, Wolfgang Leo. Educação Crítica, Formação Cultural e Emancipação Política na Escola de Frankfurt. In: PUCCI, Bruno et aI. Teoria Crítica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. São Paulo: Vozes, 1984, p. 59-8 I.
MARX, Karl. Capitulo VI Inédito de O Capital: resultados do processo de produção imediata. São Paulo: Moraes, 1969.
RÊGO, Walquíria D. Leão; BASTOS, Elide Rugai. A moralidade do compromisso. In: RÊGO, Walquíria D. Leão; BASTOS, Elide Rugai. Intelectuais e Política: a moralidade do compromisso. São Paulo: Olho dágua, 1999. p. 7-4J.
SANTOS, Edivan, P. Neoliberalismo na Crise da Modernidade. 1998. Monografia (Especialização em Filosofia) - Fundação Educacional de Brusque, ESES, Santa Catarina, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2003 Angélica Lyra de Araújo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























