Pensando o "outro" e a construção identitária na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p189Palabras clave:
Globalização, Identidade, Cultura, VitimizaçãoResumen
Na investigação de como se dá o processo da construção identitária do sujeito e apoiando-se na questão cultural e seus desdobramentos, tais como alteridades, simbolizações, e considerando que na sociedade contemporânea, frente ao fenômeno da globalização, presencia-se reinvenções culturais. O social se reestrutura e se reapresenta sobre novos valores como por exemplo: a volatilidade, a flexibilidade e a fluidez, ambos tão exacerbados na contemporaneidade. Pensando a nova ordem social frente ao fenômeno da globalização e as transformações que esta a cada dia coloca à nossa frente, o indivíduo em sua singularidade também tem que se reestruturar, se readequar aos novos tempos. Promovendo um recorte nas relações produtivas, o indivíduo nesse momento de reestruturação da produção, ao qual é exigido uma flexibilidade tanto a nível coletivo como pessoal, passa por transformações identitárias, não se reconhecendo frente aos novos valores culturais. Analisar como ocorre esse processo de re-construção identitária e suas implicações na determinação de se colocar como agente da própria vida ou como vítima do sistema é o que o artigo propõe a refletir.Descargas
Citas
ENRIQUEZ, Eugene. Caminhos para o outro, caminhos para si. Revista Sociedade e Estado, v. 9, n. 5, p. 109, jan./dez. 2004.
KOLTAl, Carerina. Uma questão tão delicada. Revista Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 40, 2002.
SILVA, Elizete Conceição. Tempo Produtivo: reconstruindo identidades. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.
TODOROV, Tzvetan. Ascenção do homem público. Caderno Mais, Folha de São Paulo, 18 mar. 2001. p. 7.
ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real: estado de sítio. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 109.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Elizete Conceição Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























