Internacionalização e organização dos trabalhadores no local de trabalho: reestruturação na Volkswagen e ação do comitê de trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p25Palabras clave:
Movimento sindical, Internacionalização, Comitê de trabalhadores, VolkswagenResumen
O movimento sindical e operário, inserido no movimento de globalização contra-hegemônica, encontra-se em outra fase de internacionalização, que baseia-se na organização no local de trabalho através da formação de comissões de trabalhadores e redes sindicais. O Comitê de Trabalhadores da Volkswagen e o sindicalismo metalúrgico de São Bernardo do Campo e Diadema, em resposta aos sucessivos planos reestruturação mundial da empresa, vêm estabelecendo com parceiros internacionais, estratégias comuns de diálogo e ação.Descargas
Citas
BLASS, Leila Maria da Silva. De volta ao futuro: o discurso empresarial e sindical no fim da Autolatina. São Paulo: Educ, 2001. p. 1
COMIN, Alexandre. De volta para o futuro: política e reestruturação industrial do complexo automobilistico nos anos 90. São Paulo: Annablume, FAPESP, 1998. p. 107.
OLIVEIRA, Francisco. Quem canta de novo lnternacionale? In: SANTOS, Boaventura de Souza (org.) Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 159.
SCHUTTE, Giovanne. Globalização revitaliza a ação sindical em nível internacional. In: DAWBOR, L. et aI. (org.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 11.
SANTOS, Boaventura de Souza; COSTA , Hermes. Augusto. Para ampliar o cânone do internacionalismo operário ". In: SANTOS, Boaventura de Souza. (org.). Trabalhar o mundo: os caminhos de novo internacionalismo operário. Rio de janeiro: Civilização Brasileiro, 2005. p 39-40.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Lilian Arruda

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























