Segregação espacial e segregação escolar: notas para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p359Palabras clave:
Segregação social, Segregação escolar, Escolha dos estabelecimentos, Reprodução socialResumen
Este artigo objetiva oferecer um quadro analítico para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino. A expansão dos ideais republicanos, resultante da "democratização escolar", engendrou um prolongamento dos estudos, da diversificação dos estabelecimentos de ensino, das modalidades de fileiras e opções propostas aos filhos tanto da elite quanto da classe popular. Doravante, não basta os pais colocarem seus filhos na escola. É preciso colocá-los numa "boa escola" que possa lhes assegurar um futuro promissor. Isso exige um conhecimento do sistema de ensino, da situação social do estabelecimento, disposição de tempo, capital econômico e capital cultural. Ou seja, um conjunto de disposições e condições objetivas, que são repartidas de maneiras desiguais entre as famílias. Após recuperar o sentido da segregação para a sociologia geral e da educação, este texto faz referência a um conjunto de trabalhos que articulam segregação social e segregação escolar, esboçando um quadro analítico para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino, problemática inovadora para a sociologia da educação nos últimos vinte anos.Descargas
Citas
ALMEIDA, Ana Maria F. As escolas dos dirigentes paulistas: ensino médio, vestibular, desigualdades sociais. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.
BEN AYED, Choukri; POUPEAU, Franck, École ségrégative, école reproductive. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 5, n. 180, p. 4-10, 2009. Disponíuvel em: https://www.cairn.info/revue-actes-de-la-recherche-en-sciences-sociales-2009- 5-page-4.htm. Acesso: 17 jan. 2015.
BEAUD, Stéphane. 80% au bac...et après: les enfants de la démocratisation scolaire. Paris: La Découverte, 2002.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La réproduction: éléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Minuit, 1999.
CARVALHO FILHO, Juarez Lopes. As contribuições de Pierre Bourdieu para a sociologia urbana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 2013, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2013.
CARVALHO, Marília Pinto. Desempenho escolar, gênero e raça: desafios teóricos de uma pesquisa. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro; ZAGO, Nadir. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 182-202.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Considerações sobre a etnografia na escola e práticas investigativas sobre as relações raciais e de gênero. In WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 271-278.
CHARLE, Christophe. Situation spatiale et position sociale [essai de géographie sociale du champ littéraire à la fin du XIXème siècle]. Actes de la Recherche em Sciences Sociales, Paris, v. 13, n. 1, p. 45-59, fév. 1977.
DUBET, François. O que é uma escolar justa? a escola das oportunidades. Tradução de Ione Ribeiro Valle. São Paulo: Cortez, 2008.
DURU-BELLAT, Marie. La ségrégation sociale à l'école: faits et effets. Diversité: Ville, Ecole, Intégration, Paris, n. 139, p. 73-80, déc. 2004.
FIJALKOW, Yankel. La sociologie de la ville. Paris: La Découverte, 2002.
FRANÇOIS, Jean-Christophe; POUPEAU, Franck. Le sens du placement scolaire: la dimension spatiale des inégalités sociales. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 169, p. 77-97, 2009.
FRANÇOIS, Jean-Christophe; POUPEAU, Franck. Le social et le spatial: quelques perspectives critiques sur l'analyse de la ségrégation scolaire. Espace Populations Sociétés, Villeneuve d'Ascq, v. 3, p. 367-384, 2005.
GRAFMEYER, Yves. Sociologie urbaine. Paris: Nathan, 1995.
MASCLET, Olivier. Du bastion au ghetto: Le communisme municipal em butte à l'immigration. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, n. 159, p. 10-25, 2005.
MERLE, Pierre. La démocratisation de l'enseignement. Paris: La Découverte, 2011.
MERLE, Pierre. La ségrégation scolaire. Paris : La Découverte, 2012.
NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 7, p. 42-56, jan.-abr. 1998.
OBIN, Jean-Pierre; VAN ZANTEN, Agnès. La carte scolaire. Paris: PUF, 2010.
PAYET, Jean-Paul. La ségrégation scolaire: une perspective sociologique sur la violence à l'école. Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 123, p. 21-34, avril-juin 1998.
PEUGNY, Camille. O destino vem do berço? desigualdade e reprodução social. Tradução de Vanina Carrara Sigrist. Campinas: Papirus, 2014.
POUPEAU, Franck; FRANÇOIS, Jean-Christophe. Le sens du placement: ségrégation résidentielle et ségrégation scolaire. Paris: Raison d'agir, 2008.
ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Org.). Família e escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013.
ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2011.
WACQUANT, Loïc. Parias: ghetto, banlieues. Paris: État. La Découverte, 2006.
WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Tradução de Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Juarez Lopes de Carvalho Filho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























