Estudos sociais da ciência e tecnologia e engajamento: novas tendências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n1p249

Palabras clave:

Ciência, Tecnologia e sociedade, Ativismo

Resumen

O foco deste trabalho são os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT), particularmente as discussões sobre Participação Pública e Democratização da Ciência. Sua motivação foi a percepção de uma tendência, dentro do campo, de abandono de uma posição estritamente investigativa e de exterioridade assumida em relação aos processos estudados. A produção recente dos ESCT evidencia não somente a preocupação em informar o público sobre as incertezas e negociações que caracterizam os processos científicos, mas também um esforço em contribuir para a discussão sobre questões práticas, sobre como as tecnologias devem ser construídas e como as controvérsias científicas devem ser resolvidas. Tal esforço pode representar uma aproximação entre o campo dos ESCT, a camada política e os movimentos sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Meloni Vicente, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. 

Citas

COLLINS, Harry M. Changing order: replication and induction in scientific practice. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

COLLINS, Harry M.; EVANS, Robert. The third wave of science studies: studies of expertise and experience. Social Studies of Science, London, v. 33, n. 2, p. 235- 296, 2002.

COLLINS, Harry. M.; PINCH, Trevor J. The construction of the paranormal: nothing unscientific is happening. In: WALLIS, Roy (Ed.). On the margins of science: the social construction of rejected knowledge. Keele: University of Keele, 1979. p. 237- 270.

DAGNINO, Renato (Org.). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Komedi, 2010.

FUTRELL, Robert. Technical adversarialism and participatory collaboration in the U.S. Chemical Weapons Disposal Program. Science, Technology & Human Values, London, n. 28, n. 4, p. 451-482, 2003.

HERRERA, Almircar. The generation of technologies in rural areas. World Development, Oxford, v. 9, n. 1, p. 21-35, jan. 1981.

HESS, David J.; BREYMAN, Steve; MARTIN, Brian. Science, Technology, and Social Movements. In: HACKETT, Edward J. (Ed.). The handbook of science and technology. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 473-498.

HESS, David J. Ethnography and the development of science and technology studies. In: ATKINSON, Paul; COFFEY, Amanda; DELAMONT, Sara; LOFLAND, John; LOFLAND. Lyn. Handbook of ethnography. London: Sage, 2001. p. 234-245.

JASANOFF, Sheila. Breaking the waves in science studies: comment on H. M. Collins and Robert Evans, The third wave of Science Studies. Social Studies of Science, London, v. 33, n. 3, p. 389-400, 2003.

LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor network theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.

LYNCH, Michael; COLE, Simon. Science and technology studies on trial: dilemmas of expertise. Social Studies of Science, London, v. 35, n. 2, p. 269-311, 2005.

MARTIN, Brian; RICHARDS, Evellen. Scientific knowledge, controversy, and public decision-making. In: JASANOFF, Sheila; MARKLE, Gerald E.; PETERSEN, James C.; PINCH, Trevor J. (Ed.). Handbook of science and technology studies. Newbury Park, CA: Sage, 1995. p. 506-526.

NUNES, João. A. A viragem normativa e a política dos estudos sobre a ciência. Coimbra: Centro de Estudos Sociais da Universidade Coimbra, 2007.

OLIVEIRA, José Aparecido. Zeus x prometeu: o embate discursivo nos artigos favoráveis e contrários à pesquisa com células-tronco embrionárias. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2008.

RODRIGUES, Ivete; BARBIERI, José Carlos. A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 6, nov.- dez. 2008.

ROWE, Gene; MARSH, Roy; FREWER, Lynn. Evaluation of a deliberative conference. Science, Technology & Human Values, London, v. 29, n. 4, p. 512- 556, 2004.

SISMONDO, Sergio. Science and technology studies and an engaged program. In: HACKETT, Edward J.; AMSTERDAMSKA, Olga; LYNCH, Michael E.; WAJCMAN, Judy (ed.). The handbook of science and technology studies. Cambridge: The MIT Press, 2008. p. 13-31.

WOODHOUSE, Edward; HESS, David J.; BREYMAN, Steve; MARTIN, Brian. Science studies and activism: possibilities and problems for reconstructivist agendas. Social Studies of Science, London, v. 32, n. 2, p. 297-319, 2002.

Publicado

2014-03-27

Cómo citar

VICENTE, Alexandre Meloni. Estudos sociais da ciência e tecnologia e engajamento: novas tendências. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 19, n. 1, p. 249–264, 2014. DOI: 10.5433/2176-6665.2014v19n1p249. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/19866. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.