O problema da objetividade e da subjetividade nas teorias sociais clássicas e contemporâneas: um debate necessário
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n2p21Palavras-chave:
Objetividade, Subjetividade, Teoria sociológicaResumo
Este artigo pretende discutir o problema da objetividade e subjetividade a partir dos teóricos clássicos Marx, Durkheim, Weber e do teórico contemporâneo P. Bourdieu, indicando pontos de divergência e convergência compreendidos no interior do conteúdo conceitual de cada referencial teórico específico, bem como, as contribuições de cada um ao debate "objetivismo e subjetivismo".Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Maria C. A Questão da "alienação" Podemos perceber que as reflexões de em Kar1 Marx-exemplo da obra de arte (sugestões para Bourdieu indicam algumas possibilidades para uma um debate). Semina: Ciências Sociais/Humanas, prática de pesquisa sociológica capaz de apreender v.12, n.3, p.119-123, set. 1991.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, social, a partir das práticas concretas dos agentes, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982. DURKHEIM, E. Lições de Sociologia. A moral, o direito e o Estado. São Paulo: T. Queiroz, EDUSP, 1983.
GOLDMAN, L. Ciências Humanas e Filosofia: o que Sociologia? 2_ Trad. Lupe Cotrim Garaude e José Arthur Giannotti. São Paulo: Difusão Européia, 1970.
MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.. MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Grijalbo, 1977.
MICELI, Sérgio. A força do sentido. IN: Bourdieu, P. A microrealidade ou do cotidiano, ganham relevância, economia das trocas simbólicas. (Introdução), São Paulo: Perspectiva, 1982.
WEBER, M. A "objetividade " do conhecimento nas Ciências Sociais. IN: COHN, G. (org.). Weber: Sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Ileizi Luciana Fiorelli Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























