A "embolada" em Macunaíma
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n2p57Palavras-chave:
Cultura brasileira, Cultura popular, Literatura, Literatura oral, Modernismo brasileiroResumo
Os intelectuais do modernismo brasileiro tiveram como preocupação a redefinição da cultura brasileira tomando como ponto de partida a cultura popular e o folclore brasileiros. Em Macunaíma, Mário de Andrade aproveita os mais variados elementos da cultura popular, dando-lhes uma configuração erudita. Entre esses elementos destacamos o aproveitamento da embolada que, enquanto modo de cantar, possui uma forte estrutura poética, podendo ser aproveitada na prosa de ficção, conservando o seu ritmo e forma.Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, São Paulo: Martins, 1973.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira, São Paulo, Cultrix, 1970.
LATOUR, Olga Fernández Botas. Folklore y poesía argentina, Buenos Aires: Guadalupe, 1969.
BARROSO, Gustavo. Ao som da viola. Rio de Janeiro, Leite Ribeiro, 1921.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional,1976.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: MEC-INL, 1954. - Literatura oral no Brasil. Brasília; Rio de Janeiro: INL-MEC; José Olympio, 1978.
CARVALHO, Rodrigues de. Cancioneiro do Norte. Paraíba: Tipografia São Paulo, 1928.
FERNANDES, Florestan - O folclore em questão. São Paulo, Hucitec, 1978.
LOPEZ, Telê Porto Ancona - Mário de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Duas Cidades, 1972.
MOTTA, Leonardo. Sertão alegre. Rio de Janeiro: Ouro, 1968.
ZALUAR, Alba. Cantadores. (poesia e linguagem do sertão cearense). Rio de Janeiro: Castilho, 1921.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Raimunda B. Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























