Sociologia da cultura e indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n2p17Palavras-chave:
Indústria cultural, Sociedade de classes, SociologiaResumo
Este artigo analisa a constituição da Indústria Cultural como objeto de investigação sociológica, relacionando sistematicamente a dinâmica cultural da sociedade de classes ao surgimento das ideologias e à formação da opinião pública na era da sociedade de massas. Conclui expondo duas dentre as principais interpretações clássicas sobre a indústria cultural, e relacionando-as ao estatuto teórico da sociologia.Downloads
Referências
DUHRAN, Eunice. A dinâmica cultural da sociedade moderna. In: DUHRAN, Eunice. Ensaios de Opinião. Rio de Janeiro: Inubia, 1977. p.32-35. v. 4.
HABERMAS, Jurgen. Habermas: Sociologia. São Paulo, Ática, 1980. (coleção Grandes Cientistas Sociais).
MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1974.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. 2. ed. Rio de Janeiro, Companhia Editora Forense, 1969.
WRIGHTMILLS, C. A Elite do Poder. 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Rodne de Oliveira Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























