Divulgação de pesquisa: obrigatoriedade do voto e determinantes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n1p73Palavras-chave:
Eleições, Voto facultativo, ParticipaçãoResumo
Trata-se de uma pesquisa de opinião que procura determinar como a população do município de Londrina, no Paraná, encara a possibilidade de implantação do voto facultativo, que procedimento adotaria em semelhante situação e qual o motivo que nortearia tal procedimento. O objetivo do projeto é verificar, primeiro, se as pessoas favoráveis ao voto facultativo podem ser social ou politicamente caracterizadas e, segundo, em que medida a implantação do voto facultativo atingiria diferentemente os vários segmentos sociais.Downloads
Referências
LAMOUNIER, B.; SOUZA, A. Democracia e reforma institucional no Brasil: uma cultura política em mudança. Dados, v. 34, n. 3, 1991.
MOISÉS, J. A. Os brasileiros e a democracia (bases sócio-políticas da legitimidade democrática). São Paulo: Ática, 1995.
OLIVEIRA, L. H. H.; CARVALHO, M. N. T. de. Obrigatoriedade do voto e determinantes sociais. Londrina: UEL, 1998. Projeto de Pesquisa.
TENDÊNCIAS. Opinião Pública, n. 1, Campinas, jul./ago. 1993. Encarte de Dados de Opinião Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Luzia Helena Hermann de Oliveira, Marcolina N. Tomazini de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























