Divulgação de pesquisa: obrigatoriedade do voto e determinantes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n1p73Palabras clave:
Eleições, Voto facultativo, ParticipaçãoResumen
Trata-se de uma pesquisa de opinião que procura determinar como a população do município de Londrina, no Paraná, encara a possibilidade de implantação do voto facultativo, que procedimento adotaria em semelhante situação e qual o motivo que nortearia tal procedimento. O objetivo do projeto é verificar, primeiro, se as pessoas favoráveis ao voto facultativo podem ser social ou politicamente caracterizadas e, segundo, em que medida a implantação do voto facultativo atingiria diferentemente os vários segmentos sociais.Descargas
Citas
LAMOUNIER, B.; SOUZA, A. Democracia e reforma institucional no Brasil: uma cultura política em mudança. Dados, v. 34, n. 3, 1991.
MOISÉS, J. A. Os brasileiros e a democracia (bases sócio-políticas da legitimidade democrática). São Paulo: Ática, 1995.
OLIVEIRA, L. H. H.; CARVALHO, M. N. T. de. Obrigatoriedade do voto e determinantes sociais. Londrina: UEL, 1998. Projeto de Pesquisa.
TENDÊNCIAS. Opinião Pública, n. 1, Campinas, jul./ago. 1993. Encarte de Dados de Opinião Pública.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.