Mundialização, estado e política econômica

Autores

  • Jorge Pessoa de Mendonça Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n1p30

Palavras-chave:

Mundialização, Teoria da Regulação, Políticas públicas

Resumo

O fenômeno da globalização é freqüentemente considerado como resultado de um processo econômico, tendo como principal conseqüência a supremacia das "leis de mercado" e o enfraquecimento do papel do Estado. A liberalização da economia e a diminuição da eficácia das políticas públicas para a promoção do desenvolvimento econômico tornam-se um imperativo incontestável. O Estado passa a ter uma função indireta na economia. Sua atuação deve limitar-se ao âmbito social, cuja contribuição para o desempenho econômico é vista como tendo uma importância secundária. No entanto, o processo de mundialização e suas conseqüências sobre a função do Estado parecem melhor colocados quando se considera a importância que este possui para a organização da economia. Na verdade, esta não pode ser pensada de forma autônoma, independente dos aspectos sociais e políticos que constituem elemento central no funcionamento e no desenvolvimento da lógica econômica. Neste sentido, com base na Teoria da Regulação, este artigo apresenta uma interpretação alternativa para o fenômeno da globalização, ou seja, apresenta as formas institucionais ou estruturais desenvolvidas por esta escola, de modo a permitir a análise econômica da mundialização de forma articulada com a esfera social, ressaltando a importância das políticas públicas para o resultado obtido.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Pessoa de Mendonça, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Economia Internacional pela Université de Paris X. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Referências

AGLIETTA, M. Ordre monétaire et banques centrales. In: ORLÉAN, A. (dir.). Analyse économique des conventions. Paris: PUF, 1994.

AMABLE, B.; BARRE, R.; BOYER, R. Les systemes d'innovation à l'ere de la globalisation. Paris: Economica, 1997.

AOKI, M. Sur certains aspects des con ventions dans I'entreprise. In: ORLÉAN, A. (dir.). Analyse économique des conventions. Paris: PUF, 1994.

BALTAR, P. E. A.; HENRIQUE, W. Emprego e renda na crise contemporânea no Brasil. In: O mundo do trabalho. CESIT. São Paulo: Página Aberta, 1994.

CHESNAIS, F. La mondialisation du capital. Paris: Syros, 1994.

LEITE, M. P. Reestruturação produtiva, novas tecnologias e novas formas de gestão da mão-de-obra. In: O mundo do trabalho. CESIT. São Paulo: Página Aberta, 1994.

MALAGUTI, M. L. A teoria da regulação: dialogando com Karl Marx. In: MENDONÇA, J. P. (org.). Crise ou regulação: ensaios sobre a teoria da regulação. Vitória: Ed. FCAA, 1994.

MALAGUTI, M. L. A teoria da regulação: dialogando com Karl Marx. In: MENDONÇA, J. P. et al (org.). Crise ou regulação: ensaios sobre a teoria da regulação. Vitória: Ed. FCAA, 1994.

THÉRET, B. Régimes économiques de l'ordre politique. Paris: PUF, 1992.

Downloads

Publicado

1998-06-15

Como Citar

MENDONÇA, J. P. de. Mundialização, estado e política econômica. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 3, n. 1, p. 30–37, 1998. DOI: 10.5433/2176-6665.1998v3n1p30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9316. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos