Mundialização, estado e política econômica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n1p30Palavras-chave:
Mundialização, Teoria da Regulação, Políticas públicasResumo
O fenômeno da globalização é freqüentemente considerado como resultado de um processo econômico, tendo como principal conseqüência a supremacia das "leis de mercado" e o enfraquecimento do papel do Estado. A liberalização da economia e a diminuição da eficácia das políticas públicas para a promoção do desenvolvimento econômico tornam-se um imperativo incontestável. O Estado passa a ter uma função indireta na economia. Sua atuação deve limitar-se ao âmbito social, cuja contribuição para o desempenho econômico é vista como tendo uma importância secundária. No entanto, o processo de mundialização e suas conseqüências sobre a função do Estado parecem melhor colocados quando se considera a importância que este possui para a organização da economia. Na verdade, esta não pode ser pensada de forma autônoma, independente dos aspectos sociais e políticos que constituem elemento central no funcionamento e no desenvolvimento da lógica econômica. Neste sentido, com base na Teoria da Regulação, este artigo apresenta uma interpretação alternativa para o fenômeno da globalização, ou seja, apresenta as formas institucionais ou estruturais desenvolvidas por esta escola, de modo a permitir a análise econômica da mundialização de forma articulada com a esfera social, ressaltando a importância das políticas públicas para o resultado obtido.Downloads
Referências
AMABLE, B.; BARRE, R.; BOYER, R. Les systemes d'innovation à l'ere de la globalisation. Paris: Economica, 1997.
AOKI, M. Sur certains aspects des con ventions dans I'entreprise. In: ORLÉAN, A. (dir.). Analyse économique des conventions. Paris: PUF, 1994.
BALTAR, P. E. A.; HENRIQUE, W. Emprego e renda na crise contemporânea no Brasil. In: O mundo do trabalho. CESIT. São Paulo: Página Aberta, 1994.
CHESNAIS, F. La mondialisation du capital. Paris: Syros, 1994.
LEITE, M. P. Reestruturação produtiva, novas tecnologias e novas formas de gestão da mão-de-obra. In: O mundo do trabalho. CESIT. São Paulo: Página Aberta, 1994.
MALAGUTI, M. L. A teoria da regulação: dialogando com Karl Marx. In: MENDONÇA, J. P. (org.). Crise ou regulação: ensaios sobre a teoria da regulação. Vitória: Ed. FCAA, 1994.
MALAGUTI, M. L. A teoria da regulação: dialogando com Karl Marx. In: MENDONÇA, J. P. et al (org.). Crise ou regulação: ensaios sobre a teoria da regulação. Vitória: Ed. FCAA, 1994.
THÉRET, B. Régimes économiques de l'ordre politique. Paris: PUF, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Jorge Pessoa de Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























