Os indígenas e os ocidentais: buscando as diferenças através das semelhanças
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n1p28Palavras-chave:
Capacidade de simbolização, Cultura, "Primitivos", "Civilizados", Sociodiversidade cultural indígena no Brasil, Noção de pessoa, Fabricação do corpoResumo
Com o presente artigo pretendemos apresentar algumas reflexões sobre aquela que pode ser chamada de "a singularidade humana", ou seja, a capacidade de simbolizar. Desta forma, ao estudarmos a questão, tentaremos demonstrar que há uma universalidade das mentes humanas e que é graças a essa semelhança psíquica que os homens desenvolvem suas capacidades simbólicas. Logo, tendo em vista que a semelhança entre os homens se encontra exatamente no poder que os mesmos têm de diferir, o nosso principal objetivo é chamar a atenção para o fato de que a diversidade cultural é algo característico da humanidade, e que, vale dizer, não existem raças superiores ou inferiores e sim culturas diferentes.Downloads
Referências
CUNHA, Maria Manuela Carneiro da. Parecer sobre os critérios de identidade ética. In: COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO/SP. O índio e a cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 96-100.
GOMES, Mércio Pereira. Os índios e o Brasil: ensaio sobre um holocausto e sobre uma nova possibilidade de convivência. Petrópolis: Vozes, 1991.
GOULD, Stephen Jay. Darwin e os grandes enigmas da vida. Lisboa: Europa-América, 1978.
LARAIA, Roque de Barros. Os estudos de parentesco no Brasil. BIB, n. 23, p. 3-17, 1987.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
MELATTI, Julio Cezar. A antropologia no Brasil: um roteiro. BIB, n. 17, p. 3-52, 1984.
RAMOS, Alcida Rita. Sociedades indígenas. São Paulo: Ática, 1995.
RICARDO, Carlos Alberto. Os índios e a sócio diversidade nativa contemporânea no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 10 e 20 graus. Brasília: MECIMARI!UNESCO, 1995. p. 29-60.
RODRIGUES, José Carlos. Antropologia e comunicação: princípios radicais. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.
SEEGER, Anthony; DA MATTA, Roberto; CASTRO, Eduardo B. Viveiros de. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. In: OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. (org.). Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1987. p. 11-29.
VIDAL, Lux; SILVA, Aracy Lopes da. Antropologia estética: enfoques teóricos e contribuições metodológicas. In: VIDAL, Lux. (org.). Grafismo indígena. São Paulo: Studio Nobel, 1992. p. 279-293.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Carmem Arias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























