Mundo das imagens e promessas de verossimilhança
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n1p195Palavras-chave:
Cultura da mídia, Tecnologia, Crítica da imagemResumo
O texto apresenta discussões sobre o poder das imagens veiculadas pela cultura da mídia. Sugere-se que as novas tecnologias comunicacionais, sustentadas pela força das imagens, precisam ser analisadas de maneira crítica, já que as imagens não são menos subjetivas do que o discurso verbal.Downloads
Referências
BAUMAN, z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 14.
COSTA, A.M.; SCHWARCZ, L.M.1890 -1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993. v. 8.
QUÉAU, P. O tempo do virtual. In: Parente, A. (org.) .Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SONTAG , S. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. p. 148.
VIRILIO, P. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 42.
VIRILIO, P. Espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Paulo Cezar Konzen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























