Marc Bloch y el compromiso del intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n1p33Palavras-chave:
Ciências Sociais, Historiografia Contemporânea, História IntelectualResumo
Discussão sobre a obra e o engajamento político do historiador francês Marc Bloch abordando a sua formação intelectual e os elementos de sua contribuição para a historiografia novecentista. Ênfase especial é dada sobre a gênese da obra histórica de Bloch em suas confluências com o pensamento de Emile Durkheim e Henri Berr.Também analisa-se a resistência de Bloch contra o nazismo e o seu assassinato brutal.Downloads
Referências
BLOCH, M. La Sociedad Feudal. México: Uteha, 1979. v. 2.
BLOCH, M. Rois et serfs et autres écrits sur servage. Paris: La Boutique de I'Histoire, 1996.
HENRI BERR, Ecrire La Société féodalé. Letters a Henri Berr 1924 – 1943. Paris: Ed. Institut Mémoires de I'édition contemporaine, 1992.
RUTKOFF, P.; YSCOTT, W. Letters to America: The correspondence of Marc Bloch, 1940 1941. La revista French Historical Studies, v. 12, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.