Como ser uma criança na calçada: pontuações etnográficas sobre algumas crianças em situação de rua na cidade do Recife
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p233Palavras-chave:
Crianças em situação de rua, Violência, IdentidadeResumo
Este trabalho procura compreender como o espaço público, mais precisamente a calçada, é apropriada ao mesmo tempo que ritualiza e normaliza o comportamento de crianças em situação de rua na cidade do Recife. Tomando o corpo como vetor semântico, pois é através dele que o homem interage com o espaço, percebi como a calçada posiciona socialmente estes garotos como transgressores, minimizando a possibilidade de uma melhor perspectiva de vida.Downloads
Referências
BERGER, Peter L.; LUCKMAN, Thomas A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 175.
CICOUREL, Aaron. Teoria e Método em Pesquisa de Campo. In: ZALUAR Guimaraes, MBA. Desvendando Máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990.
FAUSTO, Airton; CERVINI, Ruben. O Trabalho e a Rua - Crianças e Adolescentes no Brasil Urbano dos Anos 80. Rio de Janeiro: Cortez, 1996.
HALL, Stuart. Representation - Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications in association with the Open University, 1997.
JAMES, A.; JENKS, Chris; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity press, 1998.
JENKS, CHRIS. Childhood. London/New York: Routledge, 1997.
MARQUES Apud DIÓGENES, Glória. Cartografias da Cultura e da Violência - Gangues, Galeras e Movimento Hip Hop. São Paulo/Fortaleza: Secretaria da Cultura e do Desporto, 1998. p. 189.
MELLO, Almeri Bezerra De. Nas Ruas que não são deles... - Meninos e Meninas em Situação de Rua na Cidade do Recife e na sua Região Metropolitana (RMR). CIEU.: Olinda, 1999.
NASCIMENTO, Severina Ilza Do; SOARES, Vanda Camboim. In: NASCIMENTO, Iiu Maria 00 (org.). São Paulo: Op. Cit, 1997.
NASCIMENTO, Severina Ilza Do; SOARES, Vanda Camboim. Violência como Negação dos Direitos da Criança e do Adolescente: A Rua como Espaço de Resistência. In: NASCIMENTO, Ilza Maria Do (org.). E se Fossem nossos Filhos? - Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. João Pessoa: Idéia, 1997.
SILVIA, Hélio R. S; MILITO, Claúdia. Vozes do meio Fio - Etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
VISCARDI, Nilia. Disciplinamiento, Control Social y Estigma: Tres Conceptos para una Sociología del Conflito: El Caso de la Violencia en el Espacio Escolaren Uruguay. Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, Porto Alegre, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Liana Lewis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























