Como ser uma criança na calçada: pontuações etnográficas sobre algumas crianças em situação de rua na cidade do Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p233

Palavras-chave:

Crianças em situação de rua, Violência, Identidade

Resumo

Este trabalho procura compreender como o espaço público, mais precisamente a calçada, é apropriada ao mesmo tempo que ritualiza e normaliza o comportamento de crianças em situação de rua na cidade do Recife. Tomando o corpo como vetor semântico, pois é através dele que o homem interage com o espaço, percebi como a calçada posiciona socialmente estes garotos como transgressores, minimizando a possibilidade de uma melhor perspectiva de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Lewis, Nottinghan Trent University - NTU

Doutora em Antropologia pela Nottinghan Trent University - NTU. Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Referências

BENEDICT, Ruth. Continuities and Discontinuities in Cultural Conditioning. In: MEAD, Margaret; WOLFENSTEI N, Marta. Childhood in Contemporary Culture. Chicago/Illinois: University of Chicago Press, 1995. p. 21.

BERGER, Peter L.; LUCKMAN, Thomas A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 175.

CICOUREL, Aaron. Teoria e Método em Pesquisa de Campo. In: ZALUAR Guimaraes, MBA. Desvendando Máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990.

FAUSTO, Airton; CERVINI, Ruben. O Trabalho e a Rua - Crianças e Adolescentes no Brasil Urbano dos Anos 80. Rio de Janeiro: Cortez, 1996.

HALL, Stuart. Representation - Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications in association with the Open University, 1997.

JAMES, A.; JENKS, Chris; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity press, 1998.

JENKS, CHRIS. Childhood. London/New York: Routledge, 1997.

MARQUES Apud DIÓGENES, Glória. Cartografias da Cultura e da Violência - Gangues, Galeras e Movimento Hip Hop. São Paulo/Fortaleza: Secretaria da Cultura e do Desporto, 1998. p. 189.

MELLO, Almeri Bezerra De. Nas Ruas que não são deles... - Meninos e Meninas em Situação de Rua na Cidade do Recife e na sua Região Metropolitana (RMR). CIEU.: Olinda, 1999.

NASCIMENTO, Severina Ilza Do; SOARES, Vanda Camboim. In: NASCIMENTO, Iiu Maria 00 (org.). São Paulo: Op. Cit, 1997.

NASCIMENTO, Severina Ilza Do; SOARES, Vanda Camboim. Violência como Negação dos Direitos da Criança e do Adolescente: A Rua como Espaço de Resistência. In: NASCIMENTO, Ilza Maria Do (org.). E se Fossem nossos Filhos? - Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. João Pessoa: Idéia, 1997.

SILVIA, Hélio R. S; MILITO, Claúdia. Vozes do meio Fio - Etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

VISCARDI, Nilia. Disciplinamiento, Control Social y Estigma: Tres Conceptos para una Sociología del Conflito: El Caso de la Violencia en el Espacio Escolaren Uruguay. Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, Porto Alegre, 1999.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

LEWIS, Liana. Como ser uma criança na calçada: pontuações etnográficas sobre algumas crianças em situação de rua na cidade do Recife. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 9, n. 2, p. 233–248, 2004. DOI: 10.5433/2176-6665.2004v9n2p233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9035. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.