Notas sobre a desqualificação do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p199Palavras-chave:
Processo de trabalho, Desqualificação profissional, Trabalho docenteResumo
O nosso estudo se insere na investigação das relações capitalistas de produção, tendo como objeto de pesquisa a análise do processo de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas privadas; a nossa preocupação é exatamente captar como a dinâmica capitalista interfere e desqualifica tal trabalho.Downloads
Referências
Apple, M. W. Afinal, de quem é este curriculo? In: Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.
ENGUITA, M. F. Ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. In: Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.
ENGUITA, M. F. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRANCO, A C. C. A escola do trabalho e o trabalho da escola. São Paulo: Cortez, 1988.
GADOTTI, M. Educação e poder. Introdução a pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1998.
MARX, K. O capital. Crítica à economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MOTTA, C. E. S. Industria cultural e o sistema apostilado: a lógica do capitalismo. In: Cadernos Cedes, v. 21, n. 54, ago. 2000.
WROBEL, v. Escolas públicas e privadas: uma leitura sociológica de sua dinâmica organizacional. In: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 215-232, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.