Notas sobre a desqualificação do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p199Palavras-chave:
Processo de trabalho, Desqualificação profissional, Trabalho docenteResumo
O nosso estudo se insere na investigação das relações capitalistas de produção, tendo como objeto de pesquisa a análise do processo de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas privadas; a nossa preocupação é exatamente captar como a dinâmica capitalista interfere e desqualifica tal trabalho.Downloads
Referências
Apple, M. W. Afinal, de quem é este curriculo? In: Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.
ENGUITA, M. F. Ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. In: Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.
ENGUITA, M. F. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRANCO, A C. C. A escola do trabalho e o trabalho da escola. São Paulo: Cortez, 1988.
GADOTTI, M. Educação e poder. Introdução a pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1998.
MARX, K. O capital. Crítica à economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MOTTA, C. E. S. Industria cultural e o sistema apostilado: a lógica do capitalismo. In: Cadernos Cedes, v. 21, n. 54, ago. 2000.
WROBEL, v. Escolas públicas e privadas: uma leitura sociológica de sua dinâmica organizacional. In: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 215-232, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Fábio Mansano de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























