Terceirização do trabalho e os sindicatos: tendências e desafios no setor de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p81Palavras-chave:
Terceirização, Sindicalismo, Telecomunicações, PrivatizaçãoResumo
Este artigo objetiva traçar um panorama das principais configurações do trabalho presentes no setor de telecomunicações brasileiro na atualidade, em especial o aumento das terceirizações, bem como indicar alguns dos desafios impostos aos sindicatos nesse contexto inaugurado, sobretudo, com a privatização das companhias estatais. Para tanto, utilizam-se pesquisa própria e outros trabalhos referentes a estudos de caso em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, os quais apontam, em comum, tendências à precarização das formas de trabalho e diminuição do poder da ação sindical.Downloads
Referências
BORGES, Marlene. Os impactos da reestruturação produtiva sobre o mercado de trabalho no setor de telecomunicações: o caso da empresa CTBC. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Uberlândia, 2000.
CAVALCANTE, Sávío. Sindicalismo e privatização das telecomunicações no Brasil: a busca (fracassada) à social-democracia. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2006.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996, p. 35.
FERREIRA, Fernando X.; PRATA, José et aI. Sérgio Motta:O trator em ação. São Paulo: Geração Editorial, 1999. p. 131.
FRUCK, M.G. Terceirização: (des)fordizando a fábrica. Salvador: ed. da Universidade Federal da Bahia; São Paulo: Boitempo Editorial, 1999, p. 153-157.
LEIRIA, Jerônimo S. Terceirização. Porto Alegre: Sagra·DC Luziltto, 1992.
QUEIROZ, Carlos A. S. Manual de terceirização. São Paulo: STS, 1995.
WOLFF, Simone. O espectro da reificação em uma empresa de telecomunicações: o processo de trabalho sob novos parâmetros gerenciais e tecnológicos. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.