Internacionalização e organização dos trabalhadores no local de trabalho: reestruturação na Volkswagen e ação do comitê de trabalhadores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p25Palavras-chave:
Movimento sindical, Internacionalização, Comitê de trabalhadores, VolkswagenResumo
O movimento sindical e operário, inserido no movimento de globalização contra-hegemônica, encontra-se em outra fase de internacionalização, que baseia-se na organização no local de trabalho através da formação de comissões de trabalhadores e redes sindicais. O Comitê de Trabalhadores da Volkswagen e o sindicalismo metalúrgico de São Bernardo do Campo e Diadema, em resposta aos sucessivos planos reestruturação mundial da empresa, vêm estabelecendo com parceiros internacionais, estratégias comuns de diálogo e ação.Downloads
Referências
BLASS, Leila Maria da Silva. De volta ao futuro: o discurso empresarial e sindical no fim da Autolatina. São Paulo: Educ, 2001. p. 1
COMIN, Alexandre. De volta para o futuro: política e reestruturação industrial do complexo automobilistico nos anos 90. São Paulo: Annablume, FAPESP, 1998. p. 107.
OLIVEIRA, Francisco. Quem canta de novo lnternacionale? In: SANTOS, Boaventura de Souza (org.) Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 159.
SCHUTTE, Giovanne. Globalização revitaliza a ação sindical em nível internacional. In: DAWBOR, L. et aI. (org.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 11.
SANTOS, Boaventura de Souza; COSTA , Hermes. Augusto. Para ampliar o cânone do internacionalismo operário ". In: SANTOS, Boaventura de Souza. (org.). Trabalhar o mundo: os caminhos de novo internacionalismo operário. Rio de janeiro: Civilização Brasileiro, 2005. p 39-40.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.