O Islã enquanto “código de vida”: Conversão, Pedagogia Ética e a Busca pela Excelência Moral em Barretos (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n3e51033Palavras-chave:
Islã, Barretos, Tradição discursiva, Conversão, Pedagogia éticaResumo
Este artigo analisa como modos de subjetivação e corporificação sustentam a conversão muçulmana na Mesquita de Barretos (SP). Compreendendo o Islã como uma tradição discursiva (Asad, 1986), e a partir do argumento de meus interlocutores de que o Islã seria um “código de vida”, examino a face pedagógica desse projeto de autotransformação, que almeja desenvolver desejos, emoções, atos e condutas virtuosos. Por meio da análise de dois exercícios espirituais – a oração obrigatória [salat] e um estilo sufi de meditação [dhikr] –, além de um sermão [khutba], este trabalho reflete sobre alguns dos esforços de pessoas muçulmanas em suas vidas cotidianas para alcançar excelência ética à luz de normas islâmicas.
Downloads
Referências
ALCORÃO. Tradução de Samir El Hayek. 19. ed. São Paulo: Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, 2020.
ASAD, Talal. A construção da religião como uma categoria antropológica. Cadernos de Campo, v. 19, n. 19, p. 263-284, 2010. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v19i19p263-284. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/44990. Acesso em: 8 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p263-284
ASAD, Talal. Pensando sobre tradição, religião e política no Egito contemporâneo. Tradução de Jorge Botelho Moniz. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 16, n. 36, p. 347-402, mai./ago. 2017 [2005]. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n36p347
ASAD, Talal. Reading a Modern Classic: W. C. Smith's ‘The Meaning and End of Religion’. History of Religions, v. 40, n. 3, p. 205-222, 2001. DOI: https://doi.org/10.1086/463633
ASAD, Talal. The idea of an Anthropology of Islam. Washington: Center for Contemporary Arab Studies, Georgetown University (Occasional Papers Series), 1986.
BARROS, Liza Dumovich. O que importa é a intenção: a reconfiguração do “self religioso” de mulheres convertidas ao Islã na Mesquita da Luz. Rever, ano 13, p. 85-111, 2013. DOI: https://doi.org/10.21724/rever.v13i1.16172
CHAGAS, Gisele Fonseca. Conhecimento, identidade e poder na Comunidade Muçulmana Sunita do Rio de Janeiro. Niterói, RJ. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – PPGA – UFF, 2006.
COOK, Joanna. Self-cultivation. In: LAIDLAW, James (ed.). The Cambridge Handbook for the Anthropology of Ethics. Cambridge: Cambridge University Press, 2023. p. 411-432. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108591249.016
DUMOVICH, Liza. Ya habibi: conversão feminina ao islã no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ponteio; Educam, 2016.
DUTTON, Yasin. Conversion to Islam: The qur’anic paradigm. In: LAMB, Christopher; BRYA NT, M. Darrol (ed.). Religious conversion: contemporary practices and controversies. New York: Bloomsbury Publishing, 1999. p. 151-165.
FADIL, Nadia; FERNANDO, Mayanthi. Rediscovering the “everyday” Muslim: Notes on an anthropological divide. Hau: Journal of Ethnographic Theory, v. 5, n. 2, p. 59-88, 2015. DOI: https://doi.org/10.14318/hau5.2.005
FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa. Redes islâmicas em São Paulo: nascidos ‘muçulmanos’ e ‘revertidos’. Revista Litteris, v. 3, p. 1-27, 2009.
FOUCAULT, Michel. Tecnologias de si. Verve, v. 6, p. 321-360, 2004 [1982].
GARCIA, Luís Augusto Meinberg. O Islã em Barretos (SP): história, sensibilidades devocionais e conflitos normativos. 2024. 210 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2024.
GOOREN, Henri. Religious Conversion and Disaffiliation: Tracing Patterns of Change in Faith Practices. New York: Palgrave, 2010. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230113039
HIRSCHKIND, Charles. The Ethical Soundscape: Cassette Sermons and Islamic Counterpublics. New York: Columbia University Press, 2006.
HIRSCHKIND, Charles. Uma ética da escuta: a audição de sermões em cassete no Egito contemporâneo. Debates do NER, Porto Alegre, ano 21, n. 39, p. 211-261, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8136.116856
KEANE, Webb. Christian Moderns: Freedom and Fetish in the Mission Encounter. California: University of California Press, 2007. http://www.jstor.org/stable/10.1525/j.ctt1pnspp.
MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo sobre teoria moral. Tradução: Pedro Arruda e Pablo Costa. Campinas: Vide Editorial, 2021 [1981].
MAHMOOD, Saba. Ethics and Piety. In: FASSIN, Didier (ed.). A Companion to Moral Anthropology. Hoboken: Wiley Blackwell, 2012. p. 223-241. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118290620.ch13
MAHMOOD, Saba. Politics of Piety: The Islamic Revival and the Feminist Subject. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2012 [2005]. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400839919
MAHMOOD, Saba. Rehearsed Spontaneity and the Conventionality of Ritual: Disciplines of “Ṣalāt.” American Ethnologist, v. 28, n. 4, p. 827-853, 2001. DOI: https://doi.org/10.1525/ae.2001.28.4.827
MAHMOOD, Saba. Teoria feminista, agência e sujeito liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egito. Etnográfica [Online], v. 23, n. 1, p. 121-158, 2019. URL: http://journals.openedition.org/etnografica/6431; DOI: https://doi.org/10.4000/etnografica.6431. DOI: https://doi.org/10.4000/etnografica.3009
MARQUES, Vera Lúcia Maia. Conversão ao Islã no Brasil. Diferenças étnicas e a construção de novas identidades. Lusotopie, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2007. DOI: https://doi.org/10.1163/17683084-01401015
MAYBLIN, Maya; MALARA, Diego. Lenience in systems of religious meaning and practice. Social Analysis, v. 62, n. 3, p. 1-20, 2018. doi:10.3167/sa.2018.620301. DOI: https://doi.org/10.3167/sa.2018.620301
MONTENEGRO, Maria Silvia. Dilemas identitários do Islam no Brasil: A comunidade muçulmana sunita do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.
PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Islã: Religião e civilização: Uma abordagem antropológica. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Islam and Muslims in South America. In: TOTTOLI, Roberto (ed.). Routledge Handbook of Islam in the West. 2. ed. 2022. p. 184-196. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429265860-16
REINHARDT, Bruno. A relacionalidade da ruptura pentecostal: conversão, natalidade e parentesco em Gana. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 41, n. 1, p. 49-75, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-85872021v41n1cap02
REINHARDT, Bruno. Como o pentecostalismo cresce: reflexões sobre a pedagogia e a ética da oração carismática em Gana. Debates do NER, Porto Alegre, ano 23, n. 44, p. 179-218, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8136.135719
REINHARDT, Bruno. Praying until Jesus returns: commitment and prayerfulness among charismatic Christians in Ghana. Religion, v. 47, n. 1, p. 51-72, 2017. DOI: 10.1080/0048721X.2016.1225907. DOI: https://doi.org/10.1080/0048721X.2016.1225907
SCHIELKE, Samuli. Being a nonbeliever in a time of Islamic revival: Trajectories of doubt and certainty in contemporary Egypt. International Journal of Middle Eastern Studies, v. 44, n. 2, p. 301- 320, 2012. DOI: https://doi.org/10.1017/S0020743812000062
SCHIELKE, Samuli. Being good in Ramadan: Ambivalence, fragmentation, and the moral self in the lives of young Egyptians. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 15, n. 1, p. 24-40, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9655.2009.01540.x
SCHIELKE, Samuli. Second thoughts about the anthropology of Islam, or how to make sense of grand schemes in everyday life. Berlin: Zentrum Moderner Orient, Working papers, No. 2, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Augusto Meinberg Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.