Apresentação do dossiê – coetaneidade, pós-colonialidade, diáspora(s) e africanidade(s): caminhos dos estudos africanos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n1p10

Palavras-chave:

Coetaneidade, Pós-colonialidade, Africanidade

Resumo

Os conceitos de coetaneidade e pós-colonialidade referem-se a movimentos de ampliação das perspectivas a partir das quais as Ciências Sociais abordam o continente africano contemporaneamente, suscitando críticas ao caráter eurocêntrico de seu referencial mais clássico. Experiências de pesquisa em contextos africanos, sobretudo em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), são um componente significativo do processo de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação em Ciências Sociais e produz aportes fundamentais para a consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nas instituições de ensino brasileiras, afirmando-se, assim, a relevância da temática proposta. Este dossiê reúne artigos dedicados à compreensão da contemporaneidade do continente africano tanto por meio de análises de processos históricos à luz de novos conceitos e abordagens das Ciências Sociais quanto da rediscussão de determinados pressupostos teórico-metodológicos à luz de novas questões, problemas, conflitos e práticas sociais. Para apresentá-lo, este artigo percorre a construção e as principais críticas aos dois conceitos que o estruturam: coetaneidade e pós-colonialidade. Ao final, buscamos mostrar como as limitações e potencialidades desses conceitos se tornam mais evidentes em diálogo com os conceitos de africanidade e de diáspora.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo Muller, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Melvina Afra Mendes de Araújo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo. Professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2020-04-19

Como Citar

MULLER, Paulo Ricardo; ARAÚJO, Melvina Afra Mendes de. Apresentação do dossiê – coetaneidade, pós-colonialidade, diáspora(s) e africanidade(s): caminhos dos estudos africanos no Brasil. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 1, p. 10–22, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/39495. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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