A cultura como mercadoria: reflexões sobre o processo de mercantilização cultural no modo de produção capitalista
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n3p139Palavras-chave:
Estudos culturais, Indústria cultural, Mercantilização culturalResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre o papel da cultura na reprodução do sistema capitalista, bem como sobre o processo de mercantilização cultural a partir da revisão bibliográfica de importantes expoentes dos Estudos Culturais e da Escola de Frankfurt. Partindo da problematização a respeito do próprio conceito de cultura, que pode ser compreendido tanto como expressão de um modo de vida construído por um sistema econômico, quanto como um elemento constituinte da própria configuração da sociedade, este trabalho propõe uma reflexão processual a respeito de como a cultura tornou-se mercadoria no modo de produção capitalista. São apresentadas as mudanças oriundas no campo cultural desde o final do feudalismo até a emergência dos meios de comunicação de massa, assim como o impacto dessas transformações na vida em sociedade. O resgate dessa trajetória demonstra, na perspectiva do teórico Fredric Jameson, que a lógica do capitalismo na atualidade é cultural, uma vez que a mercadoria inundou todos os elementos da vida social, inclusive a própria cultura.Downloads
Referências
ADORNO, T. Tempo livre. In: ALMEIDA, J. (org.). Indústria cultural e sociedade. São Paulo, Paz e Terra, 2007. p. 103-117.
CEVASCO, M. E. Prefácio. In: JAMESON, F. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001. p. 7-16.
COHN, G. A atualidade do conceito de indústria cultural. In: A.S. MOREIRA (org.). Sociedade global: cultura e religião. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998. p. 11-26.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ECHEVERRÍA, B. Defición de la cultura. 2. ed. México: Editorial Itaca, 2010.
JAMESON, F. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001.
JAMESON, F. Reificação e utopia na cultura de massas. Crítica Marxista, São Carlos, v. 1, p. 1-25. 1994.
KURZ, R. Cultura degradada. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 mar. 1998. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs15039803.htm.
SIMIONATTO, I. Classes subalternas, lutas de classe e hegemonia: uma abordagem gramsciana. Revista Katályses, Florianópolis, v. 12, n.1, p. 41- 49, 2009.
WILLIAMS, R. Cultura. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.