Niccolo Machiavelli: moralista ou intelectual orgânico?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n2p175Palavras-chave:
Política, Ética, Intelectual OrgânicoResumo
Este artigo visa compreender o cerne do pensamento político de Maquiavel: o agir político por excelência. Ele inaugura em sua época uma maneira revolucionária de pensar a política, atacando o núcleo da moral cristã, e retomando a ética dos povos antigos. Aceitar os valores antigos significa apontar para uma ação política pautada no caráter público e coletivo. Sua obra abaliza uma ação política capaz de construir uma nova Itália: unificada e soberana. Argumentando contra a hegemonia da Igreja, primava pela emergência de um novo Bloco Histórico, o que lhe classificou antes de qualquer coisa, como um intelectual orgânico de seu tempo.Downloads
Referências
BIGNOTTO, Newton. As fronteiras da ética: Maquiavel. In: NOVAES, Adauto. (org.) In: NOVAES, Adauto. (org.) Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, 113-125 p.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere - Maquiavel notas sobre o Estado e a Política.vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2000.
MOREIRA, Marcílio Marques. O pensamento político de Maquiavel. In: O pensamento político de Maquiavel. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1980.
SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú. In: WEFFORT, Francisco. (org.) Clássicos da Teoria Política. vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2004.
SCHMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Editora Nova Geração, 1996.
VÁZQUEZ, Adolfo. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Vívian Matias dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























