Um leitor de Walter Benjamin: dialética, interpretação e materialismo em Theodor W. Adorno, 1931-2
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n1p181Palavras-chave:
Totalidade, Constelação, História natural, Teoria críticaResumo
O objetivo do artigo é discutir a influência do livro Origem do drama trágico alemão (1928) de Walter Benjamin sobre duas preleções de Theodor W. Adorno na Universidade de Frankfurt, a saber: “A atualidade da filosofia” (1931) e “A ideia de história natural” (1932). Com isso, procurou-se, por um lado, indicar especificamente a influência benjaminiana sobre a ideia de constelação e, por outro, esclarecer as fundações histórico-filosóficas da ideia de história natural, que se encontram no centro das reflexões epistemológicas de Adorno. Dessa maneira, é possível compreender as concepções de dialética, interpretação e materialismo trabalhadas por Adorno com o propósito de caracterizar sua própria tarefa filosófica no início da década de 1930.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. La actualidad de la filosofía. In: ADORNO, Theodor W. Escritos filosóficos tempranos: obra completa, 1. Tradução: Vicente Gómez. Madrid: Akal, 2010a. p. 297-314.
ADORNO, Theodor W. La idea de historia natural. In: ADORNO, Theodor W. Escritos filosóficos tempranos: obra completa, 1. Tradução: Vicente Gómez. Madrid: Akal, 2010b. p. 315-333.
ADORNO, Theodor W. Conteúdo da experiência. In: ADORNO, Theodor W. Três estudos sobre Hegel. Tradução: Ulisses Razzante Vaccari. São Paulo: Editora UNESP, 2013. p. 133-174.
ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter. Correspondência: 1928-1940. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. O príncipe e o sapo: o problema do método em Adorno e Benjamin. In: AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. p. 129-149.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012a. p. 123-128.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012b. p. 213-240.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BUCK-MORSS, Susan. The origin of negative dialectics: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin and the Frankfurt institute. New York: Free Press, 1977.
BUCK-MORSS, Susan. Mythic nature: wish image. In: BUCK-MORSS, Susan. The dialectics of seeing: Walter Benjamin and the arcades project. Cambridge: MIT Press, 1989. p. 110.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Divergências e convergências sobre o método dialético entre Adorno e Benjamin. In: FRANCO, Renato; GOERGEN, Pedro; PUCCI, Bruno (Org.). Dialética negativa, estética e educação. Campinas: Alínea, 2007. p. 67-87.
GATTI, Luciano F. Como escrever? Ensaio e experiência a partir de Adorno. O Que Nos Faz Pensar, Rio de Janeiro, v. 23, n. 35, p. 161-187, dez. 2014.
HONNETH, Alex. O capitalismo como forma de vida fracassada: esboço sobre a teoria da sociedade de Adorno. Tradução: Ângela Susanne H. Jeunon. Política & Trabalho, João Pessoa, n. 24, p. 9-26, abr. 2009.
LANNING, Robert. In the hotel abyss: an Hegelian-Marxist critique of Adorno. Boston: Leiden, 2014.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Tradução: Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
NOBRE, Marcos. Objeções marxistas? Adorno e Benjamin na “encruzilhada de magia e positivismo” dos anos 30. Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo, n. 3, p. 45-59, jul./dez. 1997.
ROUANET, Sergio Paulo. Apresentação. In: BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 11-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.