Tribunais, política e direito no Brasil. Tendências e questões para a ciência política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n1p13

Palavras-chave:

Política, Judicialização, Direito

Resumo

O protagonismo de tribunais e de outras instituições judiciais, as mudanças nos métodos de trabalho dos juristas e os processos de mobilização do direito são parte incontornável da política contemporânea. As mudanças foram acolhidas como o despertar do “terceiro gigante” ou como a emergência de uma nova era das instituições representativas, na qual se daria uma dinâmica positiva para o escopo e a efetividade dos direitos nas democracias constitucionais. Outros, mais céticos, apontaram os interesses corporativos de juristas, ou a sua associação com forças políticas e sociais como a base explicativa das mudanças. Mas, como têm apontado as pesquisas, o processo apresenta inegável variedade empírica, nos diversos contextos nacionais, no interior de cada Estado, em diferentes domínios, ao longo do tempo ou em função de configurações de forças postas em conjunturas específicas. Como resultado, as bases teóricas e metodológicas para a pesquisa de ciência política sobre os tribunais, os juristas e o direito permanecem dispersas, fluidas e contestadas, o que se apresenta de forma muito clara nos trabalhos na área sobre o nosso país.Este número da revista Mediações conta com artigos que contribuem neste domínio, seja com discussões de caráter teórico-metodológico seja com pesquisas empíricas sobre instituições, agentes e práticas judiciais no Brasil ou em perspectiva comparada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celly Cook Inatomi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Andrei Koerner, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Referências

INATOMI, Celly C. A Atuação do Poder Judiciário nas Políticas de Erradicação do Trabalho Escravo Rural No Brasil Contemporâneo: Três Casos. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas: Unicamp, 2016.

INATOMI, Celly C. Abordagens teóricas na pesquisa empírica sobre o Poder Judiciário: diálogos, pontes, híbridos. In: KOERNER, Andrei (org.). Política e Direito na Suprema Corte norte-americana: debates teóricos e estudos de caso. Ponta Grossa, São Paulo: EDUEPG & EDUNESP, 2016 (no prelo).

MACIEL, Débora A; KOERNER, A. Sentidos da Judicialização: duas análises. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, v.57, p.113–134, 2002.

KOERNER, Andrei; INATOMI, Celly; BARATTO, Márcia. Sobre o Judiciário e a Judicialização.In: MOTTA, Luís Eduardo Pereira da; MOTA, Maurício (Eds.). O Estado Democrático de Direito em Questão. Ed. Campus-Elsevier, 2010, p. 149-180.

MACIEL, Débora A.; INATOMI, Celly C. O Supremo Tribunal Federal na Ordem Constitucional Pós-88: debates na ciência política. In: SCALQUETTE, Ana Claudia Silva; NETO, Jose Francisco Siqueira. 60 Desafios do Direito - Política, Democracia e Direito. São Paulo: Atlas, 2013, p. 77-90.

MACIEL, Débora A.; INATOMI, Celly C. Política e Direito na Suprema Corte norte americana: debates teóricos e estudos de caso. Ponta Grossa, São Paulo: EDUEPG & EDUNESP, 2016.

Downloads

Publicado

2016-06-19

Como Citar

COOK INATOMI, C.; KOERNER, A. Tribunais, política e direito no Brasil. Tendências e questões para a ciência política. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 21, n. 1, p. 13–21, 2016. DOI: 10.5433/2176-6665.2016v21n1p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/26870. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.