Estado, uso do território e processo de democratização na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2005v10n2p131Palavras-chave:
Democracia, América LatinaResumo
Este artigo pretende discutir os parâmetros que permitam analisar as relações entre estado e democracia na América Latina, a partir da dinâmica territorial. Pretende verificar a forma como as crescentes desigualdades sociais, a fragmentação e extroversão do território na América Latina colocam em risco a consolidação democrática na região.Downloads
Referências
CANO, Wilson. Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
DAGNINO, Evelina. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KATUTA, Angela M. A(s) Cidadania(s), os movimentos sociais e as espaço-temporalidades. In: COSTA, Lucia Cortes; SOUZA, Maria Antonia. (org.). Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Ed UEPG, 2005. p. 127-129.)
MATHIAS, Gilberto; SALAMA, Pierre. O estado superdesenvolvido: das Metrópoles ao Terceiro Mundo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
NICOLAS-HIERNAUX, Daniel. Globalização e exclusão no México: um enfoque sócio geográfico, In SILVEIRA, Maria Laura (org.). Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SANTOS, Maria Helena de Castro. Que democracia? Uma visão conceitual desde a perspectiva dos países em desenvolvimento. Dados- Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 44, n. 4, p. 729-771, 2001.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVEIRA, Maria Laura. Argentina: do desencantamento da modernidade à força dos lugares. In: SILVEIRA, Maria Laura (org.) Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
VERDUGO M., M. Manual de derecho e instituciones políticas. Santiago do Chile: Jurídica, 1998. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Edilson Luis de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























