Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2e20692Resumo
A importância da realização de pesquisas sobre as sociedades indígenas éincontestável. Em termos acadêmicos, o conhecimento do "Outro" possibilita, como bem sabemos, o entendimento da alteridade, ao mesmo passo que nos leva a pensar sobre nós mesmos e nossas questões identitárias. Além disso, o conhecimento das formas de organização social de outras sociedades, regidas por lógicas dissonantes em relação ao padrão cultural euroamericano (do qual, em certa medida, fazemos parte), amplia nossos horizontes e nossas análises sobre estruturas sociais, aspectos históricos, modelos econômicos e políticos. No entanto, é necessário ressaltar outra dimensão, de ordem política, que a publicação do dossiê: "Estudos sobre as sociedades Jê (Kaingang e Xokleng) no Sul do Brasil", organizado pelos professores Flávio Braune Wiik e Lúcio Tadeu Mota, tem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Comisão Editorial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























