Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2e20692Resumo
A importância da realização de pesquisas sobre as sociedades indígenas éincontestável. Em termos acadêmicos, o conhecimento do “Outro” possibilita, como bem sabemos, o entendimento da alteridade, ao mesmo passo que nos leva a pensar sobre nós mesmos e nossas questões identitárias. Além disso, o conhecimento das formas de organização social de outras sociedades, regidas por lógicas dissonantes em relação ao padrão cultural euroamericano (do qual, em certa medida, fazemos parte), amplia nossos horizontes e nossas análises sobre estruturas sociais, aspectos históricos, modelos econômicos e políticos. No entanto, é necessário ressaltar outra dimensão, de ordem política, que a publicação do dossiê: “Estudos sobre as sociedades Jê (Kaingang e Xokleng) no Sul do Brasil”, organizado pelos professores Flávio Braune Wiik e Lúcio Tadeu Mota, tem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.