Chamada de artigos - Dossiê: Usos da interseccionalidade - lutas políticas e reflexões teóricas (Mediações, vol. 30, n.1 – 2025/1)
Organizadoras: Marcella Beraldo de Oliveira (UFJF) e Marilis Lemos de Almeida (UFPEL).
O termo interseccionalidade surgiu no contexto dos movimentos ativistas de mulheres negras, buscando evidenciar os múltiplos sistemas de subordinação, jogando luz sobre a centralidade do racismo nos processos de dominação. Desde então e, a despeito da grande heterogeneidade de perspectivas em torno dos sentidos desta categoria teórico-política, a interseccionalidade ganhou terreno e notoriedade no âmbito acadêmico e político, mas também recebeu críticas importantes. Diante disso, e visando avançar na consolidação e difusão dessa agenda, o Dossiê pretende reunir estudos que colocam em evidência o potencial da categoria interseccionalidade para abordar a articulação entre os diferentes eixos de opressão e os processos de subalternização de grupos sociais e indivíduos, a partir de reflexões epistêmicas, metodológicas e pesquisas empíricas focados principalmente nas discussões de gênero, raça, classe, sexualidade, etnia, nacionalidade, geracional, entre outras categorias importantes.
A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de outubro de 2024 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/about/submissions
Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/542