Concepção bakhtiniana de linguagem e de gênero discursivo: uma análise das orientações curriculares de língua portuguesa para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p164Palavras-chave:
Orientações Curriculares, Linguagem, Metodologia de ensinoResumo
O trabalho analisa o texto das Orientações Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, propostas pelo MEC em 2006, tendo em vista a presença e a pertinência de conceitos bakhtinianos presentes no texto e seu desdobramento para a prática do professor. O objetivo da análise é apresentar qual a concepção de linguagem adotada, demonstrando incoerências no caminho epistemológico apontado. Objetiva, ainda, verificar o conceito de gênero que permeia o texto, demonstrando que há imprecisão na abordagem desse conceito, que ora aponta para gêneros discursivos, ora para gêneros textuais. A fundamentação teórica que embasa a pesquisa é respaldada na perspectiva de Bakhtin e o Círculo e pretende demonstrar que o conceito de gênero concebido pelo Círculo bakhtiniano abarca a essência da língua, a discursividade, considerando primordialmente a construção dos sentidos, tratando-se, dessa maneira, de gênero discursivo, o que vai além do gênero textual. O texto das Orientações Curriculares, embora em alguns momentos aponte para o gênero discursivo, traz, predominantemente, a concepção de gênero textual, pois dimensiona as instâncias lingüísticas, textual e pragmática, com níveis separados de análise. O intento, assim, é demonstrar que as incoerências, no que diz respeito à concepção de linguagem e o conceito de gênero veiculado, trazem pouca contribuição para os professores no sentido de esclarecer acerca de uma metodologia mais significativa e profícua no ensino da língua materna e, ainda, demonstrar como a visão, trazida pelo Círculo de Bakhtin, parece ser mais fecunda no que diz respeito ao ensino de língua materna.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAJTIN, M.; MEDVEDEV, P. N. El método formal en los stúdios literários. Introdución crítica a una poética sociológica. Tradução de Tatiana Bubinova. Madri: Alianza Editorial, 1994 [1928].
BRAIT, Beth. PCNs, gêneros e ensino de língua: Faces discursivas da textualidade. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula. São Paulo: Educ; Campinas, SP: Mercado das letras, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em maio de 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.