Decolonialidade na linguística aplicada: levantamento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu em instituições públicas de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p402-420Palavras-chave:
Decolonialidade, Linguística aplicada, Stricto sensuResumo
Um número crescente de pesquisas no campo da educação linguística e formação de professores/as de línguas tem sido realizadas em Goiás. Este trabalho busca investigar quais praxiologias decoloniais têm sido construídas por linguistas aplicados/as em pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu de universidades públicas do estado. Os objetivos específicos são: a) mapear pesquisas voltadas para a decolonialidade no escopo da linguística aplicada, com enfoque específico em educação linguística e/ou formação de professores/as de línguas, em nível stricto sensu desenvolvidas em universidades públicas de Goiás; b) visibilizar e fortalecer as vozes e iniciativas decoloniais no escopo da educação linguística crítica e formação crítica de professores/as de línguas em Goiás. O referencial teórico está pautado em reflexões basilares acerca da decolonialidade. Sob a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa-interpretativista, realizou-se um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de quatro programas de pós-graduação stricto sensu: PPG-IELT (UEG), POSLLI (UEG), PPGLL (UFG) e PPGEL (UFCAT). O corpus para análise é composto por 18 produções mapeadas nas buscas. Os resultados da análise qualitativa dos resumos dessas pesquisas indicam algumas das praxiologias decoloniais desenvolvidas em Goiás, contribuindo com o movimento de desinvisibilização e fortalecimento dos estudos produzidos na região Centro-Oeste do país.
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