Decolonialidade na linguística aplicada: levantamento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu em instituições públicas de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p402-420

Palavras-chave:

Decolonialidade, Linguística aplicada, Stricto sensu

Resumo

Um número crescente de pesquisas no campo da educação linguística e formação de professores/as de línguas tem sido realizadas em Goiás. Este trabalho busca investigar quais praxiologias decoloniais têm sido construídas por linguistas aplicados/as em pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu de universidades públicas do estado. Os objetivos específicos são: a) mapear pesquisas voltadas para a decolonialidade no escopo da linguística aplicada, com enfoque específico em educação linguística e/ou formação de professores/as de línguas, em nível stricto sensu desenvolvidas em universidades públicas de Goiás; b) visibilizar e fortalecer as vozes e iniciativas decoloniais no escopo da educação linguística crítica e formação crítica de professores/as de línguas em Goiás. O referencial teórico está pautado em reflexões basilares acerca da decolonialidade. Sob a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa-interpretativista, realizou-se um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de quatro programas de pós-graduação stricto sensu: PPG-IELT (UEG), POSLLI (UEG), PPGLL (UFG) e PPGEL (UFCAT). O corpus para análise é composto por 18 produções mapeadas nas buscas. Os resultados da análise qualitativa dos resumos dessas pesquisas indicam algumas das praxiologias decoloniais desenvolvidas em Goiás, contribuindo com o movimento de desinvisibilização e fortalecimento dos estudos produzidos na região Centro-Oeste do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Carvalho Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

Ana Luísa Carvalho Rodrigues

Contato: cr.analuisa@gmail.com
Discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/CSEH), Bolsista Capes DS, graduada em Letras Português/Inglês e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (2022).
Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-0757-6208

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Docente efetiva no curso de graduação em Letras: Português e Inglês e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. Possui graduação em Letras: Português e Inglês (2005), mestrado (2008) e doutorado (2016) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Realizou estágio doutoral (sanduíche no país/CNPq) na Universidade de São Paulo, sob supervisão da profa. Dra. Walkyria Monte Mór, e estágio de pós-doutoramento no PPGLL da UFG, sob supervisão da profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa (2018).

Vivian Silva Castelo Branco, Universidade Estadual de Goiás

Vivian Silva Castelo Branco, contato: viviancastelo2013@gmail.com
Discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/CSEH), Bolsista Capes DS, graduada em Letras Português/Inglês e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (2022).
Orcid ID: https://orcid.org/0009-0003-2138-105X

Referências

BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, n. 11. p. 89-117, maio/ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004.

BORELLI, J. D. V. P. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 222 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/c915b465-a492-43c5-8696-d0b8166aee07. Acesso em: 14 fev. 2022.

BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R. Towards a decolonial language teacher education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 301-324, Apr./June 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202015468.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de "desaprendizagem": redescrições em curso. In: LOPES, L. P. M. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45-65.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 25-49, jan./apr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, Apr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004.

MALDONADO-TORRES, N. On the coloniality of being: contributions to the development of a concept. Cultural Studies, Fort-de-France, v. 21, n. 2/3, p. 240-270, Mar./May 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162548.

MALDONADO-TORRES, N. The decolonial turn. In: POBLETE, J. (ed.). New approaches to latin american studies: culture and power. New York; London: Routledge, 2018. p. 111-127.

RESENDE, V. M. (org.). Perspectivas latino-americanas para decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 20-22.

SILVESTRE, V. P. V. Práticas problematizadoras e de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o pibid. 2016. 239 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/89960ded-d2ea-434b-a017-5b521bb0de39. Acesso em: 4 fev. 2022.

SILVESTRE, V. P. V.; SABOTA, B.; PEREIRA, A. L. Girando o olhar: esforços decoloniais na ressignificação do estágio de língua inglesa. In:

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). (De)colonialidades na relação escola-universidade para a formação de professoras(es) de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 103-121.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Apresentação. Catalão: Universidade Federal de Catalão, [2025a]. Disponível em: https://ppgel.catalao.ufg.br/p/5541-apresentacao. Acesso em: 19 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Objetivos. Catalão: Universidade Federal de Catalão, [2025b]. Disponível em: https://ppgel.catalao.ufg.br/p/19448-objetivos. Acesso em: 19 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO. Programa de Pós-Graduação Em Estudos da Linguagem. Sobre o PPGEL. Catalão: Universidade Federal de Catalão, [2025c]. Disponível em: https://ppgel.catalao.ufg.br/p/31848-sobre-o-ppgel. Acesso em: 19 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade. Estudos de linguagem e interculturalidade. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, [2025a]. Disponível em: http://www.poslli.ueg.br/conteudo/11095_area_de_concentracao_e_linhas_de_pesquisa. Acesso em: 2 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade. Histórico do curso. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, [2025b]. Disponível em: http://www.poslli.ueg.br/conteudo/11051_conheca_o_poslli. Acesso em: 18 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Em Educação, Linguagem e Tecnologias. Apresentação. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, 2018a. Disponível em: http://www.ppgielt.ueg.br/conteudo/14404_apresentacao. Acesso em: 18 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Em Educação, Linguagem e Tecnologias. Objetivos. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, 2018b. Disponível em: http://www.ppgielt.ueg.br/conteudo/11941_objetivos. Acesso em: 18 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Em Educação, Linguagem e Tecnologias. Áreas de concentração e linhas de pesquisa. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, 2018c. Disponível em: http://www.ppgielt.ueg.br/conteudo/11945_linhas_de_pesquisa. Acesso em: 17 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação em Letras e Línguística. Apresentação. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, [2025a]. Disponível em: https://pos.letras.ufg.br/p/18767-apresentacao. Acesso em: 19 fev. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação em Letras e Línguística. Áreas e linhas. Goiania: Universidade Estadual de Goiás, [2025b]. Disponível em: https://pos.letras.ufg.br/p/18768-areas-e-linhas. Acesso em: 19 fev. 2022.

WALSH, C. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar; Ediciones Abya-Yala, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

CARVALHO RODRIGUES, Ana Luísa; PIRES VIANA SILVESTRE, Viviane; SILVA CASTELO BRANCO, Vivian. Decolonialidade na linguística aplicada: levantamento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu em instituições públicas de Goiás. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 402–420, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p402-420. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51771. Acesso em: 5 dez. 2025.