Os multiletramentos na BNCC: desafios e possibilidades para uma educação linguística decolonial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p235-255

Palavras-chave:

BNCC, Multiletramentos, Educação decolonial, Linguística Aplicada Crítica

Resumo

Este artigo analisa as implicações teóricas e práticas da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) para o ensino de Língua Portuguesa (BRASIL, 2018) sob a perspectiva dos multiletramentos (New London Group,1996) e de uma educação decolonial e crítica. Fundamentado na Linguística Aplicada Crítica e Transgressora (Pennycook, 2001) e nos estudos de letramentos, discute como a BNCCEM, ao alinhar-se a epistemologias eurocêntricas, reforça uma "matriz (neo)colonial de poder" nas práticas educacionais brasileiras. A análise revela que, embora a BNCCEM promova a inclusão de novos (multi)letramentos, apresenta dificuldades em contextualizar os conhecimentos propostos às realidades sociais e culturais dos estudantes e professores. Com base nas discussões de Monte Mór (2017, 2023), Biesta (2022), Veronelli (2015), Ballestrin (2013) e Sousa Silva (2022), apontamos a necessidade de um currículo que valorize os saberes locais e as experiências culturais de sujeitos marginalizados, promovendo uma educação linguística que desafie as relações de poder hegemônicas e a injustiça social. O artigo propõe estratégias que integrem o discurso da colaboração crítica, voltada à transformação de práticas sociais no ensino de língua portuguesa, contribuindo para uma Educação decolonial e emancipadora que possa subverter as políticas curriculares coloniais vigentes.

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Biografia do Autor

Shirley Adriana Sousa Silva, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)- USP. 

Maria Cecília Camargo Magalhães, Universidade de São Paulo

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

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Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

SILVA, Shirley Adriana Sousa; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. Os multiletramentos na BNCC: desafios e possibilidades para uma educação linguística decolonial?. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 235–255, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p235-255. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51758. Acesso em: 5 dez. 2025.