O Sistema de atitude em textos criados pelo ChatGPT – uma análise de textos em português como língua adicional

Autores

Palavras-chave:

Escrita, Chat-GPT, Subsistema Atitude

Resumo

Este artigo analisou como os recursos do sistema de Avaliatividade, mais precisamente do subsistema de Atitude, são mobilizados pelo ChatGPT para a construção de textos em Português Língua Adicional no nível de proficiência B2. Foi realizado um estudo de abordagem qualitativa em um conjunto de textos produzidos por estudantes de uma universidade britânica na plataforma da inteligência artificial generativa ChatGPT. Os seguintes procedimentos analíticos foram empregados: i) seleção de textos, seguindo a ordem gerada pelo ChatGPT; ii) divisão e organização dos textos quanto aos aspectos solicitados na tarefa; iii) análise semântico-discursiva da tarefa; iv) análise semântico-discursiva dos recursos léxico-gramaticais do aspecto: oportunidades e desafios das novas tecnologias. Como resultado, foi possível identificar que todas as subcategorias do subsistema de Atitude são mobilizadas, em conjunto, para a avaliação das “novas tecnologias”, ainda que Julgamento e Apreciação prevaleçam em relação a Afeto.

Biografia do Autor

Sulany Silveira dos Santos , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). Possui Doutorado em Letras UFRGS, Mestrado em Letras - área de concentração: Linguística Aplicada pela PUC-RS; Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês pela PUC-RS; Graduação em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela PUC-RS. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Pluralidade, identidade e ensino; SAL-Sistemas, Ambientes e Linguagens; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional - GPESF. Atuou como professora da Graduação e Pós-graduação na UNIJUI na área de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atuou como formadora de professores e como professora de Inglês-língua estrangeira na Coreia do Sul (2007-2012), desenvolvendo programas de ensino e aprendizagem para língua estrangeira. Atua principalmente nos seguintes temas: Multiletramentos; letramento acadêmico, ensino-aprendizagem da escrita, formação de professores de língua inglesa, metodologias de ensino de língua inglesa (Storyline). Coordena o Centro de Escrita Acadêmica da UEPG. Atualmente é Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG.

Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva, UFRGS

Possui graduação em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA (2011), especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa (2014) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é professora na Rede Municipal de Ensino de Gravataí (RS), membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) ? vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS - e da rede Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) - filiada à Linha de Pesquisa "Linguagem no Contexto Social" da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escrita e reescrita escolar, LSF e escrita acadêmica.

Caroline Bordim, UFRGS

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras pela mestra instituição (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos da Linguagem (PPGL/UFRGS), linha de pesquisa Análises textuais, discursivas e enunciativas.
Tem interesse em estudos referentes à Linguistica Sistêmico-Funcional, à Prática de Análise Linguística e à formação de professores.

Referências

Referências

ACCOTO, C. A potência da latência: inteligência artificial - textos, imagens, agentes. In: Cadernos IHU ideias: depois da inteligência artificial. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto Humanitas Unisinos. Ano 21. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. 94 páginas.

CECCHIN, A. S.; GERHARDT, C. C.; KHUN, M.I. B. Sistema discursivo de avaliatividade. In: FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução aos sistemas discursivos em Linguística Sistêmico-Funcional. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, 2023, p. 101-136.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985 [1994].

HALLYDAY, M. A. K.; Halliday’s introduction to Functional Grammar. 4. ed. New York: Routledge, 2014.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London and New York: Longman, 1976.

HASAN, R. Analysing discursive variation. In: YOUNG, L.; HARRISON, C. Systemic functional linguistics and critical discourse analysis: studies in social change. London and New York: Continuum, 2004. p. 15-52.

HASAN, R. The place of context in a systemic functional model. In: HALLIDAY, M. A. K.; WEBSTER, J. J. Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. London and New York: Continuum, 2009. p. 166-189

MARTIN, J. R. English text: system and structure. Amsterdam: Benjamins, 1992.

MARTIN, J.; ROSE, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005.

SCHMITT, R. M. Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de Língua Portuguesa. Programa de Pós-Graduação em Letras — 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22805/DIS_PPGLETRAS_2021_SCHM ITT_ROSANA.pdf?sequence=1> Acesso em: 15 out. 2023.

VIAN, Jr, O. Sistema discursivo de avaliatividade. In: FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução aos sistemas discursivos em Linguística Sistêmico-Funcional. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, 2023, p. 101-136.

VIAN Jr, O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F.A.S.D.P. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no Sistema de Avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

VOLK, R. Professores em formação inicial e a prática de análise linguística no contexto escolar: uma análise crítica de discursos. Programa de Pós-Graduação em Letras — 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2023.

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

SILVEIRA DOS SANTOS , Sulany; BARBOSA MARTINS GODOY DA SILVA, Lisiane; BORDIM, Caroline. O Sistema de atitude em textos criados pelo ChatGPT – uma análise de textos em português como língua adicional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 193–214, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50215. Acesso em: 25 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.